quarta-feira, 6 de março de 2024

Garry Kasparov adicionado à lista de ‘terroristas e extremistas’ da Rússia

 

Notícias do Chess.com
Tarjei JS
Atualizado: 6 de mar. de 2024, 16h11 (fonte aqui)

O ex-campeão mundial e crítico de Putin, GM Garry Kasparov, foi adicionado à lista russa de “terroristas e extremistas”. A lenda do xadrez chama isso de “uma honra”.

O nome de Kasparov está incluído na lista de “terroristas e extremistas” do Ministério da Justiça russo com um asterisco adicionado ao seu nome, o que significa que foi aberto um processo criminal contra ele, segundo o meio de comunicação independente russo Meduza.

A notícia também foi divulgada pela agência de notícias estatal russa Tass, que afirmou que o Ministério de Assuntos Internos encontrou “sinais de crime” na investigação contra Kasparov e sua organização. O Comitê de Investigação não anunciou oficialmente o início de um caso contra Kasparov, relata Meduza.

Não demorou muito para que o 13º campeão mundial comentasse a inclusão, caracterizando-a como “uma honra” para seu um milhão de seguidores no X/Twitter. Ele escreveu:

"Uma honra que diz mais sobre o regime fascista de Putin do que sobre mim. Como disse Goldwater, o extremismo na defesa da liberdade não é um vício e a moderação na busca da justiça não é uma virtude! Mas toda oposição, ou simples decência, deve ser chamada de extremista pela ditadura."

An honor that says more about Putin's fascist regime than about me. As Goldwater said, extremism in the defense of liberty is no vice and moderation in the pursuit of justice is no virtue! But all opposition, or simple decency, must be called an extremist by the dictatorship.

Nenhum comentário:

Postar um comentário