terça-feira, 19 de março de 2024

Dica de leitura: Humanidade: uma história otimista do homem (psicologia)

 

Minha dica de leitura de hoje
 

Ainda não concluí da leitura do livro "Humanidade" de Rutger Bregman, mas recomendo fortemente. Uma resenha/resumo:

"Humanidade: uma história otimista do homem" é um livro que desafia as visões tradicionais e pessimistas da natureza humana. Bregman argumenta que, ao contrário do que muitos acreditam, a humanidade tem uma tendência inata para a bondade e a cooperação. Ele apresenta evidências históricas e científicas para sustentar sua visão otimista, mostrando exemplos de solidariedade, empatia e progresso ao longo da história.

O autor também critica a narrativa predominante de que os seres humanos são inerentemente egoístas e propensos à violência, sugerindo que essa visão distorcida tem consequências negativas para a sociedade. Com uma abordagem acessível e provocativa, Bregman desafia os leitores a repensar suas noções sobre a natureza humana e a considerar um futuro baseado na confiança mútua e na colaboração.

"Humanidade" tornou-se famoso por sua mensagem inspiradora e sua capacidade de gerar discussões sobre o potencial positivo da humanidade. O livro oferece uma perspectiva refrescante e encorajadora sobre o comportamento humano, convidando os leitores a considerar um mundo onde a confiança e a generosidade são os pilares fundamentais das relações sociais.

Sobre o autor:

Rutger C. Bregman (26 de abril de 1988) é um historiador e escritor holandês. Ele publicou quatro livros sobre história, filosofia e economia, incluindo Utopia para Realistas: Em defesa do rendimento básico incondicional, da livre circulação de pessoas e de uma semana de trabalho de 15 horas, que foi traduzido para trinta e dois idiomas. O seu trabalho foi apresentado no The Washington Post, The Guardian e na BBC. Ele foi descrito pelo The Guardian como o "prodígio holandês das novas ideias" e pela TED Talks como "um dos jovens pensadores mais proeminentes da Europa". A sua TED Talk, "Pobreza Não é Falta de Caráter: É Falta de Dinheiro", foi escolhida pelo curador do TED Chris Anderson como uma das dez melhores de 2017 (fonte aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário