quarta-feira, 6 de março de 2024

As "Leis de Clarke"

Arthur C. Clarke no set de filmagem de "2001: Uma Odisseia no Espaço" em 1965.

As "Leis de Clarke" são três adágios formulados pelo renomado autor de ficção científica Arthur C. Clarke, que expressam algumas das tendências que ele percebeu na evolução da tecnologia. Elas são:

  1. "Quando um cientista idoso e distinto diz que algo é possível, ele geralmente está certo. Quando diz que algo é impossível, geralmente está errado."
  2. "A única maneira de descobrir os limites do possível é aventurar-se um pouco além deles para o impossível." 
  3. "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia."

Essas leis refletem a perspicácia e o pensamento inovador de Clarke em relação ao avanço da ciência e da tecnologia. Um pouco mais sobre Arthur C. Clarke (fonte aqui):

Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke (Minehead, Somerset, Inglaterra, 16 de dezembro de 1917 - Colombo, Sri Lanka, 19 de março de 2008) foi um escritor e inventor britânico radicado no Sri Lanka, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço e o premiado Encontro com Rama.

Desde pequeno mostrou sua fascinação pela astronomia, a ponto de, utilizando um telescópio caseiro, desenhar um mapa da Lua. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (Força Aérea Real britânica) como especialista em radares, envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radar, que foi peça importante do êxito na batalha da Inglaterra. Depois, estudou Física e Matemática no King's College de Londres.

Talvez sua contribuição de maior importância seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs essa ideia no artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.

Em 1956 mudou sua residência para Colombo, no Sri Lanka (antigo Ceilão), em parte devido a seu interesse pela fotografia e exploração submarina, e lá permaneceu até sua morte em 2008.

Dois de seus romances foram levados ao cinema: "2001: Odisseia no Espaço", dirigido por Stanley Kubrick (1968) e "2010: O Ano do Contacto" (pt) dirigido por Peter Hyams (1984), sendo o primeiro considerado um ícone importante da ficção científica mundial, aclamado por muitos como um dos melhores filmes já feitos em todos os tempos. Especialistas atribuem-lhe forte influência sobre a maioria dos filmes do gênero que lhe sucederam. Porém, "2001: Uma Odisseia no Espaço" não foi adaptado de um livro, mas usou dois de seus contos, entre eles, A Sentinela e Encounter in the Dawn, como base, seguindo então para a produção de um texto em prosa, da onde foi extraído o roteiro.

Também em reconhecimento a Clarke, o asteroide 4923 Clarke foi designado com seu nome, assim como uma espécie de dinossauro Ceratopsiano, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch, Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário