sexta-feira, 17 de abril de 2020

Dica de leitura: Estratégias de liderança de Confúcio



O autor.

John Eric Adair (nascido em 18 de maio de 1934) é um acadêmico britânico que é um teórico da liderança e autor de mais de quarenta livros (traduzidos em dezoito idiomas) sobre liderança empresarial, militar e outras.

Adair nasceu em Luton e estudou na St Paul's School antes de iniciar seu Serviço Nacional como segundo tenente na Guarda Escocesa de 1953 a 1955. Excepcionalmente, ele atuou como ajudante de um regimento beduíno na Legião Árabe e esteve brevemente em comando da guarnição de Jerusalém na linha de frente. Ele também estudou na Hull Nautical College e Trinity Hall, Cambridge, obtendo seu diploma de Bacharel em Artes em 1959. Mais tarde, obteve um doutorado no King's College London em 1966 e um diploma BLitt na Jesus College, Oxford em 1971. Tornou-se membro da Royal Historical Society em 1966. Depois de trabalhar como professor sênior na Royal Military Academy, Sandhurst, de 1961 a 1967, trabalhou mais tarde na Industrial Society antes de se tornar professor de estudos de liderança. na Universidade de Surrey, em 1979, cargo que ocupou até 1984. Foi professor visitante na Universidade de Exeter de 1990 a 2000. Atualmente, é membro emérito do Windsor Leadership Trust, onde fala regularmente sobre programas de desenvolvimento de liderança. Desde 2006, ele é professor honorário de liderança na Academia de Liderança Executiva da China em Pudong. Em 2009, ele foi nomeado diretor de estudos de liderança da Faculdade de Pessoal das Nações Unidas em Turim. Ele é presidente da Adair International.

Fonte aqui.

Confúcio.

Confúcio (K'ung-tzŭ, K'ung-fu-tzŭ, literalmente "Mestre Kong"; tradicionalmente 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.), foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo e o taoísmo, durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo.

Por nenhum texto ser comprovadamente de autoria de Confúcio e as ideias mais comumente atribuídas a ele terem sido redigidas durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos acadêmicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio, uma coleção de aforismos que foi compilada muitos anos após a sua morte. Por cerca de dois mil anos, pensou-se ter sido Confúcio o autor ou editor de todos os Cinco Clássicos, como o Clássico dos Ritos (editor) e Os Anais de Primavera e Outono (autor).

Os princípios de Confúcio tinham base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito com os idosos e a família como a base para um governo ideal.

Fonte aqui.

O livro "Estratégias de liderança de Confúcio"

O livro é dividido em duas partes: "O Papel Universal do Líder" e "Algumas Qualidades Necessárias em Líderes". Logo na Introdução autor afirma:

Seja bem-vindo a este livro. Em suas páginas você encontrará uma oportunidade de explorar por si mesmo a sabedoria prática da China antiga sobre liderança. A intenção de Confúcio, e minha, é fazer com que você dê alguns passos importantes para alcançar a meta de se tornar o melhor líder que puder ser. Até pegar este livro, Confúcio pode ser apenas um nome para você, então permita-me apresentá-lo aqui e explicar por que ele tem tanto a lhe oferecer. Se quiser refrescar sua memória sobre a vida e os tempos de Confúcio, sugiro que leia primeiro a biografia dele que apresento no Apêndice.

Na resenha de Vanderson Silva lemos (fonte aqui):

Adair dialoga com o seu mentor Confúcio, e nos traz reflexões sobre a noção de liderança através do exemplo e que qualidades como entusiasmo, integridade, firmeza e humildade são necessárias para uma pessoa ser um bom líder de grupo. A cada capítulo do livro Estratégias de Liderança de Confúcio fica claro para o leitor a riqueza de ensinamentos que o Oriente possui, os quais se tornam imprescindíveis para as reformas sociais tão urgentes do Ocidente. A obra de John Adair, Estratégias de Liderança de Confúcio, cumpre com maestria o propósito de informar e fazer refletirmos sobre a liderança e as habilidades necessárias de um bom líder. Sendo assim, o livro agradará tanto aqueles que buscam parâmetros para escolher (nas eleições de outubro) o tipo de líder que quer seguir; quanto aqueles que querem se tornar melhores em suas atividades cotidianas, já que diferente do que muitos acham, a questão de liderança apresentada no livro não se restringe somente a política e nem ao setor empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário