sábado, 10 de setembro de 2016

Literatura: algumas mulheres de (muito) talento


A literatura é uma arte dominada pelos homens, são poucas as mulheres que conseguem um espaço no universos das letras, palavras e pensamentos. Dos vencedores  do Prêmio Nobel de Literatura (1901 a 2015), somente 14 são mulheres, e entre elas só uma é negra. No Brasil, país de pouca leitura e de escassos leitores, esse quadro não é diferente. Tente se lembrar de alguma escritora brasileira do século passado que seja famosa. Lembrou? Nem eu.

Segue uma lista de autoras, todas negras, que merecem atenção (fonte aqui):
Maya AngelouAclamada poeta norte-americana, a autora e ativista Maya Angelou costuma ser mencionada como porta-voz das mulheres negras dos EUA. Suas poesias falam sobre a beleza negra, a força da mulher e do espírito humano e a luta por justiça social. Entre suas principais obras estão Carta à minha filha e As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber.

Conceição EvaristoSuas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos. Atualmente leciona na Universidade Federal de Minas Gerais como professora visitante. A autora publicou também Olhos d’água e Becos da memória.

Alice WalkerA autora é internacionalmente conhecida por sua participação em movimentos pelos direitos civis, principalmente das causas negra e feminina. Além de romancista premiada, é também autora de contos, ensaios, poemas e vários livros infantis. Sua obra está traduzida para mais de vinte línguas. A cor púrpura, adaptada com sucesso para o cinema, tendo no elenco nomes, Danny Glover, Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey, é seu livro mais conhecido. Outras obras importantes: Rompendo o silêncio e Ninguém segura essa mulher.

Zora Neale HurstonHurston publicou mais de cinquenta romances, contos, peças e ensaios. Ao contrário de seus contemporâneos Richard Wright e Ralph Ellison, Hurston não escreve explicitamente sobre a questão do racismo nos EUA. Ela foca na cultura e nas tradições negras por meio da poesia do seu discurso. Apesar do sucesso inicial, Zora sofreu no final de sua carreira. Teve dificuldade para ser publicada e morreu pobre e sozinha. As gerações seguintes descobriram suas obras e chamaram a atenção de novos leitores. No Brasil, tem publicado Seu olhar posto em Deus.

Carolina Maria de JesusCatadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano e pensamentos. Com o tempo, virou um diário que passou a ser publicado num jornal. Hoje, está traduzida para mais de dez idiomas. Publicou Quarto de despejo: Diário de uma favelada, Diário de Bitita, Pedaços da fome e Antologia pessoal.

Toni MorrisonEsta norte-americana formada em letras pela Howard University estreou, em 1970, com O olho mais azul. A obra Amada lhe valeu o Pulitzer. Em 1993, tornou-se a primeira escritora negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Outras obras de destaque: Paraíso, Jazz e Compaixão.

Chimamanda Ngozi AdichieNascida no dia 15 de setembro de 1977 na Nigéria, Chimamanda Ngozi Adichie publicou seu primeiro romance, Hibisco roxo, em 2003. O segundo, Meio sol amarelo, ganhou o importante Orange Prize em 2007. Chimamanda é voz importante na luta pelo direito das mulheres, tendo escrito, inclusive, as obras Sejamos todos feministas e Americanah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário