quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dica de leitura: Cérebro e Crença


Ainda não conclui a leitura de "Cérebro e Crença" de Michael Shermer, mas posso garantir que é bastante instrutiva e que nos faz pensar nos fundamentos das coisas em que acreditamos. De forma bem resumida, segundo o autor, primeiro acreditamos em alguma coisa e só depois vamos em busca de evidências para sustentar aquilo em que acreditamos. Shermer aponta as evidências do porquê deste comportamento. 

Uma breve resenha:


Em CÉREBRO E CRENÇA, as pesquisas realizadas nos últimos trinta anos pelo psicólogo e historiador da ciência Michael Shermer de como nascem as crenças no cérebro humano atingem sua melhor síntese e oferecem ao leitor uma rara possibilidade de entender por que o homem necessita da crença, mostrando como nosso cérebro constrói uma ampla gama de justificativas para validar as crenças. O relato lúcido, acessível e abrangente de Shermer integra a neurociência e as ciências sociais ao investigar nosso cérebro na ação de fabricar as justificativas para as crenças.

De acordo com Shermer, as crenças surgem primeiro e os motivos vêm depois. O cérebro é o motor da crença, ele afirma. Usando dados sensoriais que fluem por intermédio dos sentidos, o cérebro procura e encontra padrões – para depois infundir esses padrões de significado, formando crenças. Uma vez formadas as crenças, nosso cérebro subconscientemente busca evidências confirmatórias delas, acelerando o processo de reforço. E o processo continua, num ‘feedback’ positivo.

Em CÉREBRO E CRENÇA, Michael Shermer oferece incontáveis exemplos reais de como esse processo ocorre – da política, economia e religião a teorias conspiratórias, crenças sobrenaturais e paranormais. E finalmente demonstra por que a ciência é o melhor instrumento já concebido para determinar se nossas crenças correspondem ou não à realidade. - Fonte aqui.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Resultado final do 82o. Campeonato Brasileiro Absoluto - Xadrez

Fonte aqui.

Depoimento do vencedor (via facebook):

Incrível a quantidade de mensagens positivas e de incentivo recebidas durante e após o brasileiro, é sempre muito recompensador sentir tanta torcida acompanhando tudo lance a lance! Um grande obrigado a todos!

Eu não podia deixar de parabenizar o vice-campeão e MI Evandro Barbosa que fez um torneio impecável, me forçando a buscar a vitória em todas as partidas para lutar pelo título. E também ao MF Ernani Choma que completou os requisitos para MI por chegar aos 2400 e conseguir a sua última norma.
Por fim, muito respeito ao GM e consagrado heptacampeão brasileiro Rafael Leitão, que engrandeceu o prestígio do evento e também a importância dessa conquista especial para mim.

Krikor S. Mekhitarian

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

82o. Campeonato Brasileiro Absoluto - FINAL (Rio de Janeiro)


Já está em sua fase final o  82o. Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. Para surpresa de muitos, Krikor lidera o torneio e Rafael Leitão está em uma "distante" 3a. posição, entre eles o MI Evandro Barbosa. Yago Santiago não está conseguindo bons resultados e amarga uma redução de quase 30 pontos no rating. Faltam duas rodadas.

Classificação atual:


Tabela cruzada:


Próximas rodadas:



Fonte aqui.

Link para transmissão com comentários:
http://play.chessbase.com/?kibitz=event:Rio,6

Link para partidas sem comentários via tabuleiros DGT
http://fuajedrez.org/Torneos/Torneo

sábado, 9 de janeiro de 2016

Concurso para professor - Campus da UFC/Quixadá (área: Sinais, Sistemas e Teoria do Controle)


Estão abertas no período de 07 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016, as inscrições para Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Assistente-A, para o Campus Quixadá - UFC, setor de estudo Sinais, Sistemas e Teoria do Controle, uma vaga. Mais informações no Edital. A inscrição far-se-á, de forma presencial ou por procuração, na secretaria do Campus da UFC em Quixadá.

Outras informações:

Concurso Público para Professor do Magistério Superior
Programa relacionado: Sinais, Sistemas e Teoria do Controle (PDF 229 KB)
Tabela de Títulos relacionada: Campus da UFC em Quixadá (PDF 539 KB)

Fonte aqui.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Inscrição em um mestrado: dicas e observações

Dicas!
Quem quer progredir academicamente precisa cursar e concluir um mestrado (ir direto para o doutorado logo depois da graduação é possível, mas são casos muito raros) - ter somente a graduação é lugar comum. Para chegar ao mestrado é necessário ser aprovado em um processo seletivo. Para ter chances reais de ser aprovado nesse processo seletivo é preciso ler atentamente o edital e cumprir todos as exigências. Quem está selecionando o candidato tem uma forte preocupação em mente: selecionar os melhores e ter certeza que os selecionados irão concluir o bendito mestrado!

Para um programa de mestrado, especialmente aqueles que estão no início, perder alunos e defesas é um ponto muito negativo. Por isso, em geral, é melhor não completar o número de vagas que aceitar candidatos que não alcançam o perfil mínimo desejado. Querer muito fazer um mestrado não significa ter todas as condições para concluí-lo. Aqui, dois requisitos são absolutamente essenciais: tempo disponível para estudar (e entregar os trabalhos dentro dos prazos) e uma boa e sólida base na área de interesse (uma boa graduação). Lembre-se: um bom curso de mestrado costuma ser muito mais puxado e intenso que um curso de graduação.

Dito e entendido esses pontos básicos, vamos às dicas:
  • ler detalhadamente o edital, é meio óbvio, mas muitos esquecem esse item;
  • verificar se seu currículo e graduação estão dentro do escopo do mestrado pretendido;
  • listar todos os documentos e comprovantes necessários e providenciá-los;
  • conversar com os professores que irão escrever as cartas de recomendação;
  • verificar se os todos os itens do Currículo Lattes estão devidamente comprovados, eles devem ser capazes de escrever duas ou três linhas de texto sobre você e sua capacidade de trabalho;
  • se achar conveniente, incluir certificados e prêmios obtidos;
  • comprovar a experiência profissional com a carteira de trabalho ou com declarações do empregador;
  • verificar se todos os documentos e comprovantes estão reunidos antes de enviar toda a papelada, se for por meio eletrônico, conferir cuidadosamente se não esqueceu de anexar nenhum documento - fazer um check list detalhado!
  • conversar ou mandar um e-mail para o coordenador do programa de mestrado mostrando o seu interesse e entusiasmo no mestrado - isso não é "obrigatório", mas vai servir para você se apresentar ao programa.
E boa sorte!

*** Obs: essas são dicas pessoais minhas, o meu sentimento em relação a esse tema, não têm nenhuma relação direta com nenhum programa oficial de mestrado.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Divulgando: mestrado oferta 14 vagas na área ambiental (IFCE)


Se iniciaram no dia 28/12/2015 e estarão abertas até o dia 12/01/2016 as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Tecnologia e Gestão Ambiental do campus de Fortaleza do IFCE. Ao todo, serão ofertadas 14 vagas, distribuídas nas áreas de: hidrologia, tratamento e reúso de efluentes e resíduos, instrumentos de gestão ambiental e monitoramento e controle da qualidade ambiental.
Poderão se inscrever licenciados, bacharéis e tecnólogos que desejam se capacitar na área de gestão e saneamento ambiental. A seleção será realizada por meio de avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato com tema relacionado à linha de pesquisa na qual concorrerá e análises do currículo e histórico da graduação.
As inscrições seguem até o dia 12 de janeiro de 2016 e serão realizadas exclusivamente pela internet. Para conferir o edital completo de seleção e obter mais informações, acesse 


* Texto "ajustado" de Rafael Oliveira - Fortaleza (link aqui).

Linhas de pesquisa:

  • Instrumentos de Gestão Ambiental - Desenvolver e utilizar instrumentos de gestão ambiental de maneira a subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e sua inserção nas políticas públicas urbanas de desenvolvimento sustentável regional. 
  • Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental - Caracterizar, quantificar, avaliar e remediar o efeito nocivo de substâncias poluentes e microorganismos sobre ecossistemas aquáticos. 
  • Tratamento e Reuso de Efluentes e Resíduos - Estudar, desenvolver e avaliar novas tecnologias para tratamento de águas residuárias, efluentes líquidos ou gasosos industriais e resíduos sólidos, como também para o reaproveitamento destes materiais ou de algum de seus constituintes. 
  • Hidrologia - Fornecer os fundamentos básicos da hidrologia, para subsidiar a análise de dados, bem como prever eventos hidrológicos objetivando o melhor gerenciamento desse recurso.

sábado, 2 de janeiro de 2016

MacaLogs: códigos/scripts detalhados (Perl, Python, C/C++).


Para quem gosta de C, Python, Perl, GitHub e coisas semelhantes talvez ache interessante visitar o blog MacaLogs. O site ainda está bem no início, mas já conta as seguintes postagens:
  • Estudo de caso: Baixando livros de uma biblioteca virtual 
  • Estudo de caso: Quebrando um captchar 
  • Integrando Python com C/C++ ~ Passagem de parâmetros e retorno 
  • Integrando Python com C/C++ ~ Introdução

*** Lá vai o link: MacaLogs.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Resoluções de Ano Novo (2016 - Reloaded)



Quais servem para você?


Como o ano novo já começou (e eu me lembrei de escrever sobre "resoluções" ou "promessas" de ano novo hoje), aqui vão algumas resoluções - repaginadas - de 2015 (ver aqui):

  • Menos tempo no facebook e outras distrações virtuais. 
  • Manter uma rotina que inclua atividades físicas, já está mais que demonstrado que um corpo saudável melhora o rendimento no trabalho e nas demais áreas da vida. 
  • Hora de estudar, estudar! Nada de deixar para o último dia a entrega de trabalhos, projetos, relatórios e semelhantes. 
  • Ler mais e sobre temas variados, uma boa leitura pode trazer muitos ensinamentos. Não precisamos aprender somente com os nossos erros, mas podemos também aprender com os erros e acertos de outros! 
  • Procurar ajuda antes que um problema fique grande demais para ser resolvido, isso vale tanto nos estudos quanto em outras atividades profissionais ou pessoais. 
  • Faltar alguma aula ou trabalho somente quando não houver opção e conversar com os colegas de aula depois. 
  • Organizar uma rotina de estudos, sem esquecer que algum tempo para diversão deve ser incluído. 
  • Lutar por causas justas, mas sem recorrer a ações extremistas. 
  • Ouvir melhor e mais atentamente, falar somente quando tiver alguma coisa importante a dizer. 
  • Celebrar os bons momentos com amigos e familiares. 
  • Menos egoísmo e mais solidariedade para com os amigos, conhecidos, não tão conhecidos, com a natureza e os animais. 
  • Manter as contas sob controle. Parodiando José Saramago, as dívidas são fáceis de fazer, mas muito difíceis de quitar. 
  • E, talvez, o mais importante: manter o bom humor e a flexibilidade diante dos problemas.

Obs: as resoluções de 2013 e 2014 estão aqui aqui.