quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Inscrição em um mestrado: dicas e observações

Dicas!
Quem quer progredir academicamente precisa cursar e concluir um mestrado (ir direto para o doutorado logo depois da graduação é possível, mas são casos muito raros) - ter somente a graduação é lugar comum. Para chegar ao mestrado é necessário ser aprovado em um processo seletivo. Para ter chances reais de ser aprovado nesse processo seletivo é preciso ler atentamente o edital e cumprir todos as exigências. Quem está selecionando o candidato tem uma forte preocupação em mente: selecionar os melhores e ter certeza que os selecionados irão concluir o bendito mestrado!

Para um programa de mestrado, especialmente aqueles que estão no início, perder alunos e defesas é um ponto muito negativo. Por isso, em geral, é melhor não completar o número de vagas que aceitar candidatos que não alcançam o perfil mínimo desejado. Querer muito fazer um mestrado não significa ter todas as condições para concluí-lo. Aqui, dois requisitos são absolutamente essenciais: tempo disponível para estudar (e entregar os trabalhos dentro dos prazos) e uma boa e sólida base na área de interesse (uma boa graduação). Lembre-se: um bom curso de mestrado costuma ser muito mais puxado e intenso que um curso de graduação.

Dito e entendido esses pontos básicos, vamos às dicas:
  • ler detalhadamente o edital, é meio óbvio, mas muitos esquecem esse item;
  • verificar se seu currículo e graduação estão dentro do escopo do mestrado pretendido;
  • listar todos os documentos e comprovantes necessários e providenciá-los;
  • conversar com os professores que irão escrever as cartas de recomendação;
  • verificar se os todos os itens do Currículo Lattes estão devidamente comprovados, eles devem ser capazes de escrever duas ou três linhas de texto sobre você e sua capacidade de trabalho;
  • se achar conveniente, incluir certificados e prêmios obtidos;
  • comprovar a experiência profissional com a carteira de trabalho ou com declarações do empregador;
  • verificar se todos os documentos e comprovantes estão reunidos antes de enviar toda a papelada, se for por meio eletrônico, conferir cuidadosamente se não esqueceu de anexar nenhum documento - fazer um check list detalhado!
  • conversar ou mandar um e-mail para o coordenador do programa de mestrado mostrando o seu interesse e entusiasmo no mestrado - isso não é "obrigatório", mas vai servir para você se apresentar ao programa.
E boa sorte!

*** Obs: essas são dicas pessoais minhas, o meu sentimento em relação a esse tema, não têm nenhuma relação direta com nenhum programa oficial de mestrado.

Um comentário:

  1. Professor, e como fazer para escolher um programa de mestrado? Se eu quiser fazer doutorado fora, o local onde eu faço o mestrado tem muito peso? Obrigado!

    ResponderExcluir