domingo, 3 de janeiro de 2016

Divulgando: mestrado oferta 14 vagas na área ambiental (IFCE)


Se iniciaram no dia 28/12/2015 e estarão abertas até o dia 12/01/2016 as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Tecnologia e Gestão Ambiental do campus de Fortaleza do IFCE. Ao todo, serão ofertadas 14 vagas, distribuídas nas áreas de: hidrologia, tratamento e reúso de efluentes e resíduos, instrumentos de gestão ambiental e monitoramento e controle da qualidade ambiental.
Poderão se inscrever licenciados, bacharéis e tecnólogos que desejam se capacitar na área de gestão e saneamento ambiental. A seleção será realizada por meio de avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato com tema relacionado à linha de pesquisa na qual concorrerá e análises do currículo e histórico da graduação.
As inscrições seguem até o dia 12 de janeiro de 2016 e serão realizadas exclusivamente pela internet. Para conferir o edital completo de seleção e obter mais informações, acesse 


* Texto "ajustado" de Rafael Oliveira - Fortaleza (link aqui).

Linhas de pesquisa:

  • Instrumentos de Gestão Ambiental - Desenvolver e utilizar instrumentos de gestão ambiental de maneira a subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e sua inserção nas políticas públicas urbanas de desenvolvimento sustentável regional. 
  • Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental - Caracterizar, quantificar, avaliar e remediar o efeito nocivo de substâncias poluentes e microorganismos sobre ecossistemas aquáticos. 
  • Tratamento e Reuso de Efluentes e Resíduos - Estudar, desenvolver e avaliar novas tecnologias para tratamento de águas residuárias, efluentes líquidos ou gasosos industriais e resíduos sólidos, como também para o reaproveitamento destes materiais ou de algum de seus constituintes. 
  • Hidrologia - Fornecer os fundamentos básicos da hidrologia, para subsidiar a análise de dados, bem como prever eventos hidrológicos objetivando o melhor gerenciamento desse recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário