quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dica de leitura: Cérebro e Crença


Ainda não conclui a leitura de "Cérebro e Crença" de Michael Shermer, mas posso garantir que é bastante instrutiva e que nos faz pensar nos fundamentos das coisas em que acreditamos. De forma bem resumida, segundo o autor, primeiro acreditamos em alguma coisa e só depois vamos em busca de evidências para sustentar aquilo em que acreditamos. Shermer aponta as evidências do porquê deste comportamento. 

Uma breve resenha:


Em CÉREBRO E CRENÇA, as pesquisas realizadas nos últimos trinta anos pelo psicólogo e historiador da ciência Michael Shermer de como nascem as crenças no cérebro humano atingem sua melhor síntese e oferecem ao leitor uma rara possibilidade de entender por que o homem necessita da crença, mostrando como nosso cérebro constrói uma ampla gama de justificativas para validar as crenças. O relato lúcido, acessível e abrangente de Shermer integra a neurociência e as ciências sociais ao investigar nosso cérebro na ação de fabricar as justificativas para as crenças.

De acordo com Shermer, as crenças surgem primeiro e os motivos vêm depois. O cérebro é o motor da crença, ele afirma. Usando dados sensoriais que fluem por intermédio dos sentidos, o cérebro procura e encontra padrões – para depois infundir esses padrões de significado, formando crenças. Uma vez formadas as crenças, nosso cérebro subconscientemente busca evidências confirmatórias delas, acelerando o processo de reforço. E o processo continua, num ‘feedback’ positivo.

Em CÉREBRO E CRENÇA, Michael Shermer oferece incontáveis exemplos reais de como esse processo ocorre – da política, economia e religião a teorias conspiratórias, crenças sobrenaturais e paranormais. E finalmente demonstra por que a ciência é o melhor instrumento já concebido para determinar se nossas crenças correspondem ou não à realidade. - Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário