terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Acordo Climático de Paris: o melhor possível não é o suficiente

Comemoração ao final do Acordo de Paris - fonte aqui.
Os seres humanos, e os políticos em particular, pela nossa própria natureza, são imediatistas. Eles têm muita dificuldade em planejar qualquer coisa que seja para um futuro longínquo de 10 ou 20 anos. O problema só vai acontecer daqui a 20 anos?  Então, porque se preocupar agora?! Existem coisas mais urgentes (como, por exemplo, ganhar votos agora)! Eu nem sei se vou estar vivo quando esse problema surgir! Acredito que esse seja o centro do pensamento de um político. Não deveria ser assim, especialmente quando estamos alimentando uma bomba climática com a queima dos combustíveis fósseis e nosso estilo de vida esbanjador altamente antiecológico.

Posto isso, o acordo obtido em Paris foi histórico (em 2009, a Cúpula do clima de Copenhague foi um fracasso), mas completamente insuficiente para manter o mundo (futuro) habitável e menos hostil. As metas não são suficientes para estancar o aumento da temperatura global: tempestades, degelo e aumento do nível do mar serão mais intensos. A falta de água em alguns lugares será mais intensa, fortes chuvas em outras regiões será ainda mais frequente.  Os extremos do clima serão mais comuns, a extinção de espécies irá se acelerar ainda mais. Vamos ter um mundo menos habitável e estaremos aqui para ver isso acontecer.

Enquanto queimar combustíveis fósseis for mais barato que o uso de tecnologias verdes, os acordos políticos serão sempre insatisfatórios. Para saber mais: aqui, aqui e aqui. Uma crítica mais severa ao acordo firmado pode ser lida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário