terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Meritocracia: isso realmente existe?


Inicialmente, vamos ao conceito de meritocracia:

s.f. Predominância dos que possuem méritos; predomínio das pessoas que são mais competentes, eficientes, trabalhadoras ou superiores intelectualmente, numa empresa, grupo, sociedade, trabalho etc. Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais daqueles que participam: conseguiu o trabalho por meritocracia. Método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos: foi eleito o funcionário do mês por meritocracia. (Etm. mérito + o + cracia). 
Fonte aqui.

Bom, parece lógico uma vaga de um emprego, por exemplo, seja ocupada por quem mais méritos ou que esteja mais capacitado. Ninguém seria louco (humm ... alguns são) de entregar as chaves de um carro para quem não está devidamente habilitado a dirigir. Mas até que ponto isso é verdade? Será que todos que ocupam altos postos no setor privado ou público chegaram lá realmente pelos próprios méritos? E quem nunca alcançou o sucesso na vida é porque é incompetente ou preguiçoso? Todos têm as mesmas oportunidades? Só o esforço pessoal é suficiente para alcançar nossos objetivos?  Claro que fazer as escolhas "certas" pode levar a resultados muitos melhores e mais rápidos que escolhas não tão inteligentes. Mas como distinguir uma coisa da outra? Precisamos de ajuda para isso? Conseguimos sozinhos com nossas próprias forças?

Chega de perguntas! Veja a tirinha abaixo (ela já está circulando a mais de 6 meses) e aprofunde um pouco mais o seu pensamento:



Tirinha original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário