domingo, 28 de abril de 2013

Faculdade x estágio x boas notas


Fazer um boa faculdade, um curso bem conceituado não é fácil. O primeiro passo é entrar na faculdade, isso parece meio óbvio, mas muitos falham e não conseguem entrar no curso que pretendiam. Conseguir boas notas no ensino médio não é suficiente para garantir uma vaga em uma cobiçada universidade pública, existem vários outros bons estudantes querendo exatamente o mesmo que você e número de vagas é menor que o número de candidatos. Ok, tudo isso é "trivial" e você, provavelmente, já passou dessa fase, então vamos ver as fases seguintes.

A faculdade

Você vai, provavelmente, se deparar com uma turma de total desconhecidos e professores que não estão tão preocupados em saber se a sua "base" é boa e completa para acompanhar o curso. Você também vai enfrentar disciplinas ("matérias", "cadeiras") com conteúdo totalmente novo e o nível de cobrança será também maior. É fácil, se você não se esforçar ou não se identificar com o curso, sucumbir e aparecerem maus resultados. O único caminho para obter sucesso nessa fase é: estudar sozinho, estudar em grupo, estudar durante as aulas, estudar enquanto pesquisa pela internet. Estudar. Esse é o segredo.

Logo, nada de procurar estágios ou outras atividades nessa fase inicial. Alunos dos dois primeiros semestres devem se contentar em estudar os "pacotes" ofertados e tentar manter boas notas. E isso já é um bom desafio. Nada de adiantar cadeiras. Isso é uma temeridade para estudantes calouros.

Depois do primeiro ano concluído, você vai saber qual a sua real força e o quanto pode levar a mais ou o quanto deve levar a menos para obter sucesso acadêmico, isto é, não ser reprovado nas disciplinas e, eventualmente, obter boas notas. Conseguir boas notas em todas as disciplinas é uma tarefa quase impossível, você não precisa ficar chateado por quase ser reprovado em uma ou outra disciplina.

O coordenador do curso pode servir como guia acadêmico nos momentos de dúvida. Os estudantes veteranos também podem dar bons conselhos. Tentar aprender caminho das pedras e aprender com os erros dos outros é aplicar um pouco de sabedoria.

Estágio

O estágio é um complemento importante para quem está fazendo uma faculdade. Somente os conhecimentos aprendidos (ou não) durante as aulas,  laboratórios e outras atividades curriculares, não são suficientes para a formação de um futuro profissional. É importante ver quais são as regras que são adotadas pelo seu curso. Novamente, uma boa conversa com o coordenador do curso antes de iniciar qualquer tipo de estágio é importante.

O estágio (ou mais de um, se for possível), deve proporcionar desafios e oportunidades de aprendizado. Só a convivência com outras pessoas e uma cobrança de prazos e metas já pode fazer o estágio valer a pena, mas deve sobrar tempo para você continuar estudando e obtendo aprovação nas suas disciplinas. Se for o caso, você deve reduzir o número de disciplinas a serem cursadas durante o período de estágio.

Lembre-se: estágio não é emprego, ou, pelo menos, não deve ser um emprego. Eu sei que muitos acabam precisando do dinheiro do estágio para custear os próprios gastos, mas o ideal é ser um estudante "profissional". Se o estágio começar a tomar muito tempo, inevitavelmente, as notas vão cair, o tempo dedicado ao curso vai diminuir, a duração do curso vai estourar o tempo ideal. Saber equilibrar estágio e faculdade requer uma certa dose de sabedoria, sua ou de alguém próximo.

Notas

Ter boas notas e não precisar estudar é o sonho de qualquer estudante. É um sonho, não uma realidade. Não se iluda: isso simplesmente não acontece na vida real.

Se o seu interesse é entrar no mercado de trabalho, ser um profissional da área, então, boas notas não são tão importantes. Saber trabalhar em equipe, criatividade, mostrar liderança (espera-se que um engenheiro seja um líder), proatividade e outras características são mais importantes que um dez em Cálculo II.

Se a vida acadêmica lhe interessa, então um bom estágio durante a faculdade é interessante, mas não é essencial. É até possível você se tornar um professor de sucesso sem nunca ter trabalhado fora da academia. Nesse caso, as suas notas são importantes: é uma das formas "objetivas" de você mostrar que tem inclinação para a vida de pesquisa e ensino.

Conclusão

Você constrói o seu próprio futuro, é o principal responsável por ele. E não adianta colocar a culpa em alguém pelo seu não sucesso profissional ou acadêmico. Por a culpa em outro não vai mudar as coisas. Logo, parar para pensar e ver o que você deseja para o seu futuro profissional é uma tarefa essencial. As oportunidades vão aparecer (ou você vai criá-las), esteja preparado. Quanto antes você começar a planejar (planejar não é sonhar) o seu futuro, maiores as chances de dar certo.

Um comentário:

  1. Acrescentando, o quanto antes voce se decidir em relação a qual carreira seguir melhor. Pessoalmente falando até o ano passado eu estava COMPLETAMENTE em duvida em qual carreira seguir, se iria para o meio coorporativo ou se seguia a carreira acadêmica. Ambos os lados possuem pontos positivos e negativos então o que vai fazer voce se decidir mesmo é a sua aptidão. Eu decidi pela carreira acadêmica e quando voltar do meu intercâmbio acadêmico terminarei a minha graduação e irei para um mestrado sem sequer tirar férias.

    Então minha dica é essa, decida o que quer da vida cedo para poder focar no que realmente irá fazer a diferença na sua carreira.

    ResponderExcluir