sexta-feira, 5 de agosto de 2011

IFCE em greve - agosto mês do desgosto.

Infelizmente, eu votei contra, o IFCE entrou de greve. Digo "infelizmente" porque entendo que esse momento não é o ideal e que a greve pode não trazer os benefícios esperados, enquanto os prejuízos são garantidos: férias atrasadas, semestres corridos, aumento da evasão escolar, alunos que perdem oportunidades de emprego ou mestrado, ...
Mas já que estamos de greve, espero que o movimento se fortaleça e consiga abrir logo as negociações. No entanto, não é bem isso que estou vendo. Aparentemente, o movimento não está sendo tão coordenado assim. E o movimento grevista está com pouca visibilidade. Greve sem visibilidade, greve "escondida" dificilmente consegue alcançar os objetivos planejados.
Um problema que eu vejo com o movimento grevista é mistura de problemas administrativos locais, politicagem e robalheira brasiliana, com aspirações legítimas, como um reajuste salarial e melhores condições para o ensino, pesquisa e extensão. São coisas diferentes, não podem ser tratadas no mesmo bolo de reivindicações. Isso só faz complicar ainda mais o processo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que não se consiga com a greve tudo o que estamos reivindicando(ou não se consiga nada), acho justo lutar sempre por aquilo que nos é de direito.

    O governo vota uma lei que pode demitir servidores federais e vota outra que congela o salário dos servidores por 10 anos.

    Além disso Anunciou um corte de 3,5% bilhões na educação. Fora isto a lei que implica em reajuste anual do servidor não é cumprida a tempos.

    E se não há movimentos paredistas para enfrentar (ou pelo menos inibir), mais e mais leis serão votados em desfavor da educação.

    Para se ter uma idéia até os Juizes federais ameaçaram entrar em greve por saberem que o reajuste salarial só seria feito em 2012. Eles que fazem o direito, sabem o quão é importante defender seus direitos.

    Devemos dizer não a tudo que venha a denegrir, rebeixar, retirar nossos direitos, mesmo que para isto exiga-se um pouco de sacrifício de cada um.

    ResponderExcluir