quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IFCE - A greve continua: informes da última assembléia do mês de agosto

Acabou a pouco a última assembléia do mês de agosto aqui no Campus Fortaleza. O comparecimento de professores e técnicos administrativos foi meio fraco, estimo que não chegou a 50 pessoas ao todo. Tivemos alguns informes e uma análise da conjuntura. Resumidamente, podemos dizer que se constatou que o movimento está com pouca mobilização, com um número reduzido de técnicos administrativos está efetivamente participando do movimento e que os possíveis "ganhos salariais" serão pequenos. É certo que continuaremos parados até o dia 01/setembro. Talvez ocorra alguma melhoria na proposta do governo até lá. Acho que a greve acaba se alguém sugerir uma votação pelo fim da greve no dia 01/setembro. Teoricamente, depois do dia 31/agosto não será mais possível incluir qualquer aumento no orçamento da União, por isso o fim da greve é eminente.

Complementado esse informe.

Conif intermedia diálogo entre Sinasefe e governo federal

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se mobiliza para viabilizar as negociações entre o governo federal e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). As primeiras articulações resultaram numa reunião entre o comando de greve e o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira, 24/8. A intermediação do Conselho atende ao pedido do Sindicato, formalizado em ofício expedido na última terça-feira, 23/8.

O ministro alertou o comando de greve quanto ao prazo de conclusão das negociações de natureza econômica, até 31 de agosto, data limite para o fechamento do Orçamento de 2012. Em caráter de urgência, assumiu o compromisso de intervir para que o Ministério do Planejamento encaminhe à categoria proposta apresentada a outras centrais sindicais.

Educação - para tratar dos assuntos específicos relacionados ao Ministério da Educação, Haddad abriu uma mesa de negociações e pré-agendou uma reunião para os próximos dias. De imediato, um encontro preliminar entre o comando de greve e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, deve delinear todas as questões pertinentes, nesta quinta-feira, 25/8.

Visão do Conif - após a reunião com o ministro, o presidente do Conif, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, reiterou o empenho em viabilizar um canal de negociações. “Queremos que as atividades nos câmpus voltem à normalidade. O Brasil tem pressa em ampliar e melhorar a qualificação profissional e tecnológica, por isso estamos empenhados em ajudar para que a greve acabe o mais rápido possível. Também temos interesse que os nossos servidores sejam contemplados com melhorias”, finalizou.

Fonte: IFCE Informa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário