segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Circuito INELSA 2a. Etapa - comentando o resultado final.

No primeiro plano: eu x Antônio Inácio, pela 5a. rodada, domingo pela manhã.

Ontem, no início da noite, concluímos a 2a. etapa do Circuito INELSA (I CIRCUITO INELSA XADREZ BRASIL ETAPA 2). A última rodada foi tranquila e ocorreram alguns empates "rápidos". Com a vitória do torneio garantida, Iung Pinheiro cedeu o empate para jovem e promissor Gilberto Facó logo depois dos lances iniciais da abertura, Rodrigo Fernandes conseguiu a igualdade com o seu "mentor" Matheus Cavalcante também depois dos lances de abertura. O meu empate com Orlando Ribeiro foi bem mais difícil de conseguir, pelo menos para mim. Fiquei com uma posição inferior e precisei fazer uma boa defesa para (mais ou menos) chegar a uma posição de empate depois de uns vinte e poucos lances.

Esse torneio teve rating médio de 1867 pontos, com a participação de dois mestres Fide: Iung e Sílvio Cunha. Não por acaso eles ficaram nas primeiras posições, com uma boa folga dos demais jogadores. Participaram efetivamente 15 jogadores, sendo que mais da metade já possuem rating internacional. Contamos também a participação de algum público (bastante silencioso) circulando entre as mesas.

Eu não fiquei muito bem na classificação final (meu início de torneio foi muito fraco), mas consegui o meu objetivo principal: joguei nos últimos três torneios "pensados" contra nove jogadores com rating Fide, obtendo como resultado seis empates e três derrotas. Agora é hora de dar uma parada, renovar meu repertório de aberturas, estudar um pouco mais mais o meio jogo, finais e temas táticos.

Uma nota curiosa: o conhecido jogador e árbitro Nazareno Xavier não pode comparecer à 2a. rodada e perdeu por WO para Iung. Depois, na quinta rodada, acabou jogando e perdendo para o mesmo Iung! 

Um destaque: o veterano Alvaro Laroca ficou bem classificado e venceu na última rodada, no seu melhor estilo atacante até a última peça,  Edilson Araujo. Edilson havia vencido os experientes Stênio Lima e Marcius Brandão em rodadas anteriores e conseguido um empate com Antonio Inácio na primeira rodada.

Eu x Orlando Ribeiro, na mesa seguinte Laroca x Edilson, na mesa do fundo Nazareno x Silvio Cunha, pela 6a. rodada.

Mais informações sobre esse torneio: Chess Results: Circuito INELSE - 2a. Etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário