sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Como criar seu TCC sem estresse: um guia prático


Escrevi no 'Google' a seguinte frase: "dicas práticas de como escrever o seu tcc" e a IA (experimental) retornou:

  1. Escolha um tema que você goste. Escolher um tema que você goste e tenha afinidade facilita o desenvolvimento do trabalho.
  2. Estabeleça metas pequenas e regulares. Metas pequenas e regulares ajudam a manter o foco e a evitar a procrastinação.
  3. Tenha uma boa gestão de energia. Para manter o foco e a produtividade, é importante ter uma boa alimentação, dormir bem, fazer atividade física e meditar.
  4. Mantenha uma boa comunicação com o orientador. A relação com o orientador é fundamental para o sucesso do TCC. Aproveite as orientações, esteja aberto a críticas e sugestões, e tenha encontros periódicos.
  5. Siga as regras de formatação. Obedeça às regras de formatação do texto, incluindo margens, espaçamento, tipografia e numeração de páginas.
  6. Use uma linguagem formal. Evite gírias e coloquialismos, e use termos técnicos adequados ao campo de estudo.
  7. Siga o estilo de citação exigido pela instituição. Siga rigorosamente o estilo de citação exigido pela sua instituição.
  8. Apresente argumentos que reforcem o seu ponto de vista. Para propor um procedimento, abordagem ou método, é necessário apresentar argumentos que reforcem o seu ponto de vista.

Vamos comentar e detalhar um pouco mais os pontos acima.

É fundamental gostar do tema escolhido para a sua pesquisa.Trabalhar com um tema que você não gosta irá gerar frustração e uma alta probabilidade de fracasso. Dentre as disciplinas que você estudou deve ter pelo menos uma que você tenha interesse em aprofundar os estudos. 

Tenha metas exequíveis. Meta de leitura (ler é fundamental), meta de escrita (todos os dias), meta de tempo pensando sobre o seu tema. Um exemplo: uns 45 minutos de leitura por dia (sem distrações), escrita de meia página por dia (ou uns 2.000 caracteres - mais uns 45 minutos), pensar ativamente no tema por mais uns 30 minutos (ou revisando o que já foi escrito). Total: 2h por dia pensando, lendo ou escrevendo sobre o tema escolhido. 

Evitar ficar sobrecarregado com muitas atividades. Para manter o foco no trabalho é necessário fugir das distrações. É necessário aprender a dizer alguns 'nãos': festas, praias, passeios com amigos, ... 

Em relação ao orientador é fundamental manter uma boa relação. Quase sempre, o orientador dará bons conselhos. Siga esses conselhos. Encontre com o seu orientador pelo menos uma vez por semana, mostre o que já conseguiu fazer e as dificuldades e dúvidas. 

Desde o início, siga o modelo ('template' ou 'layout') indicado pela sua instituição. Fique atento à formatação (tipo fonte para o texto, tamanho da fonte, uso negrito ou itálico, etc). 

A linguagem usada no texto acadêmico é formal. Gírias (quase sempre) devem ser evitadas completamente, é bom ter cuidado com o jargão muito técnico também. Use mais frases curtas que longas. Evite parágrafos com apenas uma frase. Evite também parágrafos muito longos (dez ou mais linhas). 

Em geral, usamos as normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos. Muitos livros de metodologia científica ensina e exemplificam o uso dessas normas. Para gerar corretamente as referências podemos usar alguns sites (ex: https://more.ufsc.br/).

Leia trabalhos que sejam semelhantes ao que você quer produzir. Veja e analise a estrutura desses trabalhos, observe como figuras, tabelas e citações são usadas.

Conclusão.

Escrever um TCC (monografia ou artigo) não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com um pouco de disciplina, método, organização e tempo, é possível se chegar a um bom resultado em 2 ou 3 meses. Desde que você coloque o projeto para rodar. Um TCC não vai se escrever sozinho. 




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário