sábado, 16 de maio de 2020

Quem deve merecer nosso apoio político?


Em Doutrina e Convênios 98 lemos:

5 E a lei do país, que for constitucional, que apoiar o princípio da liberdade na observância de direitos e privilégios, pertencerá a toda a humanidade e será justificável perante mim.
6 Portanto, eu, o Senhor, vos justifico, vós e vossos irmãos de minha igreja, no apoio à lei que é a lei constitucional do país;
7 E quanto às leis dos homens, o que for mais ou menos do que isso provém do mal.
8 Eu, o Senhor Deus, liberto-vos; portanto, sois verdadeiramente livres. E a lei também vos liberta.
9 Mas quando os iníquos governam, o povo pranteia.
10 Deve-se, portanto, procurar diligentemente homens honestos e homens sábios; e homens bons e homens sábios devereis apoiar; pois o que for menos do que isto provém do mal.

Já faz algum tempo que vivemos tempos complicados aqui no Brasil, desde o final do governo de Dilma Rousseff que vivemos sobressaltos políticos com reflexos importantes na economia e saúde. Na verdade, foram poucos os momentos políticos tranquilos que ocorreram e perduraram duas ou mais décadas.

Claro, períodos politicamente conturbados pipocam em tem lugar, mesmo nos países mais "civilizados". Por exemplo, durante muito tempo eu não conseguia entender como um sujeito como Hitler conseguiu chegar ao poder. Observando o Brasil de hoje vejo que um processo semelhante aconteceu aqui mesmo, mas não é nessa direção que eu quero conduzir esta postagem.

A pergunta que eu faço a mim mesmo é: devemos apoiar um governo ruim? Eu sei que devemos obedecer às leis, pagar os impostos, tentar ser um bom cidadão, apoiar os nossos governantes, etc. Porém, se o governo for reconhecidamente ruim, cometer equívocos e tomar atitudes que claramente são benéficas apenas para uns poucos, esse governo merece continuar* recebendo nosso apoio?

Sabemos que nossos governantes e todo o legislativo, de fato, não são bons representantes do povo. Eles não nos representam, é um problema estrutural (ver aqui) do Brasil. Um dado factual para "provar" essa afirmação: só 20% dos deputados federais são negros - entre a população, eles são mais de 50%. Então, você deve ficar se perguntando porque eles criam leis que seguramente apenas beneficiam a eles mesmos ou a seus protegidos (ou protetores) e não olham para a população: esse é o padrão normal deles.

Depois dessa breve reflexão e relendo o versículo 10 da seção 98 de D&C, sou forçado a conclusão de que não sou obrigado manter ou dar apoio a um governo inepto. No mundo dos homens, você sempre deve ter a opção de ser oposição a um mau governo. Devemos, sobretudo, apoiar as leis e a Constituição Federal e bom funcionamento das instituições.

* para deixar bem claro e por escrito mais uma vez: não votei e nunca votarei em um governo Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário