sexta-feira, 29 de maio de 2020

Dica de leitura: Crime e Castigo


Crime e Castigo, esse é um livro denso (são mais de 500 páginas) que me deixou uma forte impressão e que é também um clássico da literatura mundial. A vida do jovem Raskólhnikov é dura, ele vive um cubículo e longe da família. Sem dinheiro e sem conseguir levar uma existência digna acaba por cometer um grave crime. Sua vida atormentada torna-se ainda pior. Essa história é um drama psicológico que prende nossa atenção. Vale muito a leitura desse clássico do russo Fiódor Dostoiévski (ver uma biografia aqui).

Trecho inicial do livro:
Nos começos de julho, por um tempo extremamente quente, saía um rapaz de um cubículo alugado, na travessa de S..., e, caminhando devagar, dirigia-se à ponte de K...  
Discretamente, evitou encontrar-se com a dona da casa na escada. O tugúrio em que vivia ficava precisamente debaixo do telhado de uma alta casa de cinco andares e parecia mais um armário do que um quarto. A mulher que lho alugara, com refeição completa vivia no andar logo abaixo, e, por isso, quando o rapaz saía tinha de passar fatalmente diante da porta da cozinha, quase sempre aberta de par em par sobre o patamar. E todas as vezes que procedia assim sentia uma mórbida impressão de covardia, que o envergonhava e fazia franzir o sobrolho. Estava zangado com a dona da casa e tinha medo de encontrá-la.  
E isto não porque fosse covarde ou tímido, pelo contrário; simplesmente, havia algum tempo já que se encontrava num estado de excitação e enervamento parecido com o da hipocondria. Estava a tal ponto apegado ao seu quarto e afastado de todos, que receava encontrar-se com quem quer que fosse e não somente com a dona da casa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário