quarta-feira, 4 de março de 2020

Dica de leitura: Escolha a Catástrofe – Isaac Asimov

Uma das edições do livro de Isaac Asimov

Isaac Asimov (Petrovichi, Rússia Soviética, atual Rússia, 2 de janeiro de 1920 - Brooklyn, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Bem cedo ele optou por ser escritor em vez de ser um pesquisador na área de bioquímica. Ele não era muito hábil dentro de um laboratório.

Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais, e tem obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia. Ele era membro da Mensa (Mensa, the high IQ society, provides a forum for intellectual exchange among its members. There are members in more than 100 countries around the world).

Escolha a Castátrofe (título original Choice of Catastrophes de 1979) é um dos seus livros de não ficção. Nesse livro Isaac Asimov especula desde as possibilidades de um apocalipse cataclísmico de todo o universo até colapso da humanidade, mas permanecendo a Terra e a vida aqui mais ou menos inalterados. Asimov dividiu as as possibilidades de catástrofes em cinco graus diferentes: as de primeiro grau levariam ao fim de todo o Universo, enquanto as de quinto levariam a humanidade de volta à barbárie, sem que a vida seja necessariamente extinta. Ver aqui uma resenha mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário