terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavirus: afetando a vida de muitos


Aqui em Fortaleza as escolas e faculdades e universidades já suspenderam as aulas. Muitas empresas estão com redução do pessoal e fazendo trabalho remoto (home office). Mesmo já sendo uma pandemia e uma doença grave, não devemos (e não precisamos) entrar em pânico, principalmente para os mais idosos ou que já tenham algum problema de saúde. As principais medidas práticas para reduzir a velocidade e a quantidade de contaminados por essa pandemia são:


Área afetada:

Fonte aqui.

O vírus - COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) 


Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960. Pertencem à subfamília taxonômica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração.

Cada vírus SARS-CoV-2 tem aproximadamente 50–200 nanômetros de diâmetro. Como outros coronavírus, o SARS-CoV-2 possui quatro proteínas estruturais, conhecidas como proteínas S (espiga), E (envelope), M (membrana) e N (nucleocapsídeo); a proteína N contém o genoma do RNA e as proteínas S, E e M juntas criam o envelope viral. A proteína spike, que foi fotografada no nível atômico usando microscopia eletrônica criogênica, é a proteína responsável por permitir que o vírus se ligue à membrana de uma célula hospedeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário