sábado, 13 de abril de 2019

Abrolhos: querem explorar petróleo aqui! Mais um crime ambiental em preparação.

Arquipélago de Abrolhos: rica diversidade ecológica, local de preservação permanente.

Da Wikipedia:

O Arquipélago dos Abrolhos localiza-se no Oceano Atlântico, no sul do litoral do estado da Bahia, Brasil. É constituído por cinco ilhas, estando a trinta e seis milhas náuticas (aproximadamente setenta e cinco quilômetros) da costa de Caravelas. As cinco ilhas do arquipélago são: Ilha de Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol e também a única habitada), Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Quatro são áreas intangíveis, ou seja, o desembarque nestas ilhas é proibido. Somente a Ilha Siriba é aberta à visitação e de forma totalmente programada e monitorada.

As ilhas estão dispersas numa área total de 913 quilômetros quadrados, área que pertence ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, controlado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com apoio da Marinha do Brasil. O arquipélago foi a primeira área do Brasil que recebeu o título de "Parque Nacional Marinho", pelo decreto n.° 88.218, de 6 de abril de 1983.

A origem do seu nome vem da língua portuguesa, tendo primeiramente sido registrado em diversos mapas como um aviso aos navegadores por frequentes acidentes e naufrágios causados pela formação de corais e que dificultavam a navegação: "Abre Olhos".


* Notícia 1: Presidente do Ibama rejeita análise e autoriza leilão próximo a Abrolhos.
Eduardo Fortunato Bim autorizou a exploração de petróleo numa região que compreende área de 32 mil km² de água rasa, com recifes de coral e manguezais. Fonte aqui.

* Notícia 2: Presidente do Ibama rejeita análise técnica e autoriza leilão de petróleo perto de Abrolhos.
Região compreende área de 32 mil km² de água rasa, com recifes de coral e manguezais. Fonte aqui.


Comentário

O senhor Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama, ao desprezar as recomendações dos técnicos do seu próprio órgão mostra claramente que não tem o menor interesse na preservação ambiental. O capital econômico, o lucro acima de tudo, esse é o que importa para ele e para aqueles que o sustentam na presidência do Ibama. Acidentes na exploração de petróleo podem ocorrer e ocorrem. Se ocorrer perto de Abrolhos, todo um rico ecossistema ficará comprometido. É um crime ambiental em planejamento. Triste. Espero que o pessoal com algum esclarecimento se manifeste contra esse desatino e embargue na justiça essa decisão equivocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário