sábado, 20 de abril de 2019

Dica de leitura: Os senhores do clima.


Temos pouco tempo para ler "tudo" o que é publicado na forma de livros, artigos, teses. Na verdade, é simplesmente impossível fazer isso. Saber o que escolher e selecionar em que realmente vale a pena gastar nosso tempo é uma arte e um desafio. Um título que eu acredito que vale esse esforço é "Os senhores do clima" do pesquisador Tim Flannery.

O livro fala de forma didática sobre muitos aspectos do clima, aquecimento global, gases de efeito estufa, mudanças climáticas hoje e no passado. Percebemos o quanto esse problema é complexo e interrelacionado com economia, finanças, ecologia. Este livro é fruto de muita pesquisa e da experiência do autor. Ainda temos um pouco de tempo para tomar alguma atitude e mudar um futuro que parece ser excessivamente quente e inóspito.


Sobre o autor:

Timothy Fridtjof Flannery (nascido em 28 de janeiro de 1956) é um cientista australiano especialista em mamíferos, paleontólogo, ambientalista, conservacionista, explorador e cientista público. Tendo descoberto mais de 30 espécies de mamíferos (incluindo novas espécies de cangurus), ele atuou como Comissário Principal da Comissão do Clima, um órgão do Governo Federal que fornece informações sobre a mudança climática para o público australiano. Em 23 de setembro de 2013, Flannery anunciou que se uniria a outros comissários demitidos para formar o Conselho Climático independente, que seria financiado pela comunidade. Flannery é professor do Instituto da Sociedade Sustentável de Melbourne, Universidade de Melbourne. Flannery foi nomeado Humanista Australiano do Ano em 2005, e Australiano do Ano em 2007. Até meados de 2013, ele foi professor na Universidade Macquarie e ocupou a Cátedra Panasonic em Sustentabilidade Ambiental. Ele também foi presidente do Conselho Climático de Copenhague, um grupo internacional de empresas e outros líderes que coordenaram uma resposta comercial às mudanças climáticas e ajudaram o governo dinamarquês na preparação para a COP 15. Em 2015, o Prêmio Jack P. Blaney para Diálogo reconheceu Tim Flannery por usar o diálogo e o engajamento autêntico para construir um consenso global para a ação em torno da mudança climática. Suas opiniões, por vezes controversas, sobre o fechamento de usinas elétricas a carvão convencionais para geração de eletricidade. a médio prazo é frequentemente citado na mídia. Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário