terça-feira, 27 de novembro de 2018

Possivelmente, a menor estrela conhecida


Um grupo de astrônomos relatou recentemente (O projeto EBLM III. Uma estrela de baixa massa de tamanho Saturno no limite de queima de hidrogênio) a descoberta de uma "pequena" estrela do tipo anã-vermelha cujo diâmetro é menor que o de Júpiter, tendo aproximadamente as mesmas dimensões de Saturno. A massa dessa estrela é de aproximadamente 85 vezes a massa de Júpiter, bem próximo do limite teórico para queima de hidrogênio.

The EBLM project III. A Saturn-size low-mass star at the hydrogen-burning limit

Abstract do artigo no arxiv.org (link aqui):

We report the discovery of an eclipsing binary system with mass-ratio q ∼ 0.07. After identifying a periodic photometric signal received by WASP, we obtained CORALIE spectroscopic radial velocities and follow-up light curves with the Euler and TRAPPIST telescopes. From a joint fit of these data we determine that EBLM J0555-57 consists of a sun-like primary star that is eclipsed by a low-mass companion, on a weakly eccentric 7.8-day orbit. Using a mass estimate for the primary star derived from stellar models, we determine a companion mass of 85±4MJup (0.081M⊙) and a radius of 0.84+0.14−0.04RJup (0.084R⊙) that is comparable to that of Saturn. EBLM J0555-57Ab has a surface gravity logg2=5.50+0.03−0.13 and is one of the densest non-stellar-remnant objects currently known. These measurements are consistent with models of low-mass stars.

Imagem da estrela principal e secundária.

Outras postagens sobre esse tema aqui.

sábado, 24 de novembro de 2018

Início do fim da Floresta Amazônica?


Nada nesta Terra dura para sempre. Algumas coisas são efêmeras, durando pouco mais que um piscar de olhos, outras podem existir por milhões de anos. A Floresta Amazônica está nessa segunda categoria, mas tudo indica que seu fim se aproxima muito rapidamente. Toda floresta ou ecossistema tem uma certa capacidade de recuperação e regeneração, se esse limite for excedido ela tende a desaparecer. A Floresta Amazônica, especialmente a parte brasileira, está sendo impiedosamente atacada e, provavelmente, estamos atingindo o ponto de não recuperação. Isso é invenção da minha mente, os relatórios oficiais do governo brasileiro indicam isso. Um jornal português, o Público, traz essa notícia em destaque: "Este foi o ano mais negro da Amazónia na última década" hoje, dia 24 de novembro de 2018. E tudo indica que ano que vem será ainda pior. Estamos todos presenciando um grave crime ambiental. E não fazemos nada. Reproduzo um trecho da notícia do Público abaixo.


Este foi o ano mais negro da Amazónia na última década

Bolsonaro pode agravar o desmatamento na Amazónia, dando luz verde a projectos da bancada ruralista no Congresso, diz a Greenpeace.

No último ano, a floresta da Amazónia brasileira perdeu árvores numa área total de 7.900 km2, que é uma enormidade equivalente a 987.500 campos de futebol. São cerca de 1.185.000.000 árvores abatidas, para dar caminho a projectos agrícolas, barragens, estradas, diz a Greenpeace Brasil, citando os números de vários organismos oficiais de vigilância do desmatamento da Amazónia: são os piores números da última década.

O Ministério do Ambiente brasileiro divulgou os seus números também esta semana, com dados de observação por satélite. Segundo o jornal Folha de São Paulo, durante o período de campanha eleitoral, de Agosto a Outubro deste ano, houve até uma explosão no desmatamento, que cresceu 48,8% em relação a igual período do ano anterior.

Se com a governação de Michel Temer houve já um agravamento da exploração da Amazónia – o Presidente fez várias concessões à bancada ruralista –, teme-se que com a chegada ao poder de Jair Bolsonaro esta situação sofra um novo agravamento. Há uma série de propostas legislativas no Congresso defendidas pela bancada ruralista que se espera que avancem com a nova maioria de direita, afirma a Greenpeace. Até porque a ministra da Agricultura vem desse sector.

Fonte aqui.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Novas descobertas da física de partículas podem ajudar a explicar a ausência de antimatéria


Um dos maiores mistérios da física de partículas é a ausência da antimatéria no Universo. Esse mistério talvez esteja prestes a ser desvendado.

Com a ajuda de simulações por computador, os pesquisadores de física de partículas podem explicar por que há mais matéria do que antimatéria no Universo. As simulações oferecem uma nova maneira de examinar as condições após o Big Bang e podem fornecer respostas a algumas questões fundamentais da física de partículas.

No modelo padrão da física de partículas, quase não há diferença entre matéria e antimatéria. Mas há uma abundância de evidências de que nosso universo observável é composto apenas de matéria - se houvesse alguma antimatéria, ela seria aniquilada com matéria próxima para produzir radiação gama de intensidade muito alta, o que não foi observado. Portanto, descobrir como acabamos com uma abundância de apenas matéria é uma das maiores questões em aberto na física de partículas.

Por causa dessa e de outras lacunas no Modelo Padrão, os físicos estão considerando teorias que acrescentam algumas partículas extras de maneiras que ajudarão a resolver o problema. Um desses modelos é chamado de Two Higgs Doublet Model, que, apesar do nome, na verdade adiciona quatro partículas extras. Este modelo pode ser feito para concordar com todas as observações de física de partículas feitas até agora, incluindo as do Large Hadron Collider no CERN, mas não ficou claro se ele também poderia resolver o problema do desequilíbrio de matéria-antimatéria. O grupo de pesquisa, liderado por uma equipe da Universidade de Helsinque, decidiu abordar o problema de um ângulo diferente. Suas descobertas foram publicadas em um artigo na Physical Review Letters.

Cerca de dez picossegundos depois do Big Bang - exatamente na época em que o bóson de Higgs estava se ligando - o universo era um plasma quente de partículas.

"A técnica da redução dimensional nos permite substituir a teoria que descreve este plasma quente por uma teoria quântica mais simples com um conjunto de regras que todas as partículas devem seguir", explica o Dr. David Weir, autor correspondente do artigo. "Acontece que as partículas mais pesadas e de movimento mais lento não importam muito quando essas novas regras são impostas, então acabamos com uma teoria muito menos complicada."

Esta teoria pode então ser estudada com simulações por computador, que fornecem uma imagem clara do que aconteceu. Em particular, eles podem nos dizer quão violentamente fora de equilíbrio o universo estava quando o bóson de Higgs se ligou. Isso é importante para determinar se havia espaço para produzir a assimetria matéria-antimatéria neste momento na história do universo usando o Two Higgs Doublet Model. "Nossos resultados mostraram que é realmente possível explicar a ausência de antimatéria e permanecer de acordo com as observações existentes", observa Weir. Importante, fazendo uso de redução dimensional, a nova abordagem foi completamente independente de qualquer trabalho anterior neste modelo.

Se o bóson de Higgs se ligasse de maneira tão violenta, teria deixado ecos. À medida que as bolhas da nova fase do universo eram nucleadas, muito parecidas com nuvens, e se expandiam até o universo parecer um céu nublado, as colisões entre as bolhas teriam produzido muitas ondas gravitacionais. Pesquisadores da Universidade de Helsinque e outros lugares estão se preparando para procurar essas ondas gravitacionais em missões como o projeto europeu LISA.


*** Fonte aqui. Artigo aqui. Artigo:Nonperturbative Analysis of the Electroweak Phase Transition in the Two Higgs Doublet Model. Jens O. Andersen, Tyler Gorda, Andreas Helset, Lauri Niemi, Tuomas V. I. Tenkanen, Anders Tranberg, Aleksi Vuorinen, and David J. Weir Phys. Rev. Lett. 121, 191802 – Published 7 November 2018

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Divulgando: Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação - UECE


Divulgação da chamada pública de seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (Capes Nota 4), da Universidade Estadual do Ceará, disponível em Serviços/Downloads/Editais do site, no link:


São oferecidas 28 (vinte e oito) vagas distribuídas nas linhas de pesquisa abaixo:
Engenharia de Software: 10 vagas
Algoritmos e Inteligência Computacional: 9 vagas
Redes, Sistemas Distribuídos e Segurança: 9 vagas

Período de Inscrição: de 12 de novembro a 14 de dezembro de 2018.
Horário de atendimento: de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Poderão se inscrever portadores de diploma de graduação plena em Ciência de Computação, Engenharias, Matemática, Física ou áreas afins.

Local: as inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (MACC), localizada no Prédio da Pesquisa e Pós-Graduação em Computação do Campus do Itaperi, Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, CEP: 60.714.903. Telefone: (85) 3101-9776. Serão aceitas inscrições via correio desde que a documentação seja postada com aviso de recebimento (AR) dentro do período de inscrição.

Para mais informações visite o site do Programa em http://www.uece.br/macc/ ou entre em contato com pelo telefone (85) 3101-9776 ou por e-mail: macc@uece.br.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Divulgando: Feira do Conhecimento 2018 (Ceará)



Feira do Conhecimento 2018 promoverá Mostra de Startups Mais de 50 projetos apoiados pelo programa Corredores Digitais estarão presentes nos quatro dias de feira

Visando fomentar o empreendedorismo, promover networking e incentivar a realização de negócios, a Feira do Conhecimento 2018 promoverá a 1° Mostra de Startups, para apresentar as melhores startups selecionadas dentre as participantes do programa Corredores Digitais, do CriarCE, e de outras iniciativas de incentivo ao empreendedorismo promovidas no Estado.

A mostra acontecerá durante os quatro dias da feira, em um espaço de quase 500m² na área Inovação e Negócios, onde os visitantes poderão conhecer mais de 50 projetos desenvolvidos no Ceará e que utilizam ideias tecnológicas para causar impacto em todo o ecossistema do empreendedorismo.

Os projetos que serão apresentados abordam temas como educação, energias renováveis, saúde e varejo. Um das Startups que estará presente é a Henergi, oriunda de Quixadá-CE, que trabalha o armazenamento de energia através de pisos modificados, que se movimentam pela própria ação humana, gerando energia para eventos ou festas com grande concentração de público. Durante a festa, as pessoas que caminham ou dançam sobre o piso do local impulsionam a geração de energia mecânica para abastecer o próprio evento.

A Chatbot Maker também estará na feira. A startup é pioneira no Estado na criação de chatterbot, programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas e que é utilizado como ferramenta de marketing, relacionamento e vendas. O serviço inclui a criação do design da conversa e da Inteligência Artificial, além das ações de engajamento e ações de atração do público-alvo.

A empresa será responsável, inclusive, pelo serviço durante o evento, “conversando” com o público da feira, dando informações, abordando a programação e conhecendo as preferências dos visitantes para criar relacionamentos de forma personalizada.

Feira do Conhecimento 2018 | 1° Mostra de Startups
Data: 21 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscriçõeswww.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará/Secitece e Centec
Informações: (85) 3101-6466 / 6469

*** Para saber mais: aqui.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Xadrez: campeonato mundial em andamento.


Está acontecendo agora a disputa de mais um mundial de xadrez entre o atual campeão Magnus Carlsen e Fabiano Caruana. Faz muito tempo que um "americano" (Caruana já jogou pela Itália e foi campeão Italiano 3 vezes) não disputa o título máximo do xadrez. Atualmente, Carlsen é jogador com maior rating (2835) do mundo e Caruana detém o segundo maior rating (2832).

Já foram jogadas 4 partidas, todas terminaram em empate. Esses empates no Campeonato do Mundo não são surpresa, esses jogadores são sempre incrivelmente bem preparados e eles também são relutantes em correr grandes riscos, porque perder uma partida nesses torneios é sempre muito perigoso. Ao todo, devem ser jogadas 12 partidas. Quem alcançar 6,5 pontos primeiro será o campeão. Em caso de empate, será disputado um "tiebrake": serão partidas rápidas com 25 minutos para cada jogador com um incremento de 10 segundos depois de cada lance.

Calendário
DayDateActivity
ThursdayNovember 8Press conference e Opening Ceremony
FridayNovember 9Game 1
SaturdayNovember 10Game 2
SundayNovember 11-
MondayNovember 12Game 3
TuesdayNovember 13Game 4
WednesdayNovember 14-
ThursdayNovember 15Game 5
FridayNovember 16Game 6
SaturdayNovember 17-
SundayNovember 18Game 7
MondayNovember 19Game 8
TuesdayNovember 20-
WednesdayNovember 21Game 9
ThursdayNovember 22Game 10
FridayNovember 23-
SaturdayNovember 24Game 11
SundayNovember 25-
MondayNovember 26Game 12
TuesdayNovember 27-
WednesdayNovember 28Tiebreaks/Closing Ceremony
Mais informações aqui e aqui. O site Chess.com irá transmitir as partidas ao vivo Chess.com/TV e no Twitch.tv/chess.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Divulgando: Servidores e servidoras do IFCE voltam a se reunir em Assembleia Geral (hoje, 14/11).


É bom ter conhecimento:


Em um momento de gravíssimos ataques à educação pública e de perspectivas extremamente negativas para os serviços públicos como um todo, os servidores e as servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) voltam a se reunir em Assembleia Geral nesta quarta-feira, 14/4, às 15h30 (primeira convocação) na Quadra da CAEF, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica).

No atual contexto de duros ataques e ameaças - da implementação de ponto eletrônico, da retomada da reforma da Previdência, da chance de quebra da carreira dos servidores de IFs (com divisões entre MEC e Ministério de Ciência e Tecnologia) e até da possibilidade, defendida pelo presidente eleito, de educação à distância para todas as modalidades -, A Assembleia adquire importância ainda maior.

A reunião terá como pauta:
  • 1) Informes; 
  • 2) Análise de Conjuntura; 
  • 3) Ponto Eletrônico; 
  • 4) Plano de Ações; 
  • 5) Encontro Regional Nordeste do SINASEFE (23 a 25/11, em Recife-PE); 
  • 6) Outros.
A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE ressalta o convite para que o maior número de servidores e servidoras participe da Assembleia, de modo a ampliar as discussões sobre a atual conjuntura e a definir ações na luta em defesa do IFCE, de nossos empregos e direitos, da comunidade acadêmica, da educação pública de qualidade para todos.

Fonte: aqui.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Divulgando: Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)


Estão abertas, até 18 de novembro, as inscrições para a submissão de trabalhos da primeira edição da Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFCE do campus de Fortaleza. Com realização entre 10 e 12 de dezembro, a jornadé um evento de divulgação científica e tecnológica do campus, nas áreas de formação acadêmica e profissional.
A Jornada englobará o I Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPE), a III Feira de Inovação e Pesquisa (FIP) e o VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (VII SEMIC).
Saiba mais
Feira de Inovação e Pesquisa (FIP) é uma ação direcionada a alunos e pesquisadores do campus de Fortaleza voltada à divulgação da pesquisa científica, tecnológica e inovadora desenvolvida no campus. A FIP é promovida de dois em dois anos, com a finalidade de consolidar a pesquisa inovadora dos diversos grupos de pesquisa do campus, bem como desenvolver a capacidade empreendedora, criatividade e raciocínio lógico de discentes, docentes e demais servidores da instituição.
Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPE) é uma ação direcionada a alunos e servidores do campus de Fortaleza voltada à divulgação dos diversos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no campus. O SEPE tem a finalidade de divulgar todos os resultados das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, bem como promover o espírito acadêmico e a integração da comunidade.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMIC) é o evento de pesquisa restrito e obrigatório aos bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr.), Iniciação Tecnológica (PIBITI) e voluntários em pesquisa (PEVPI) do campus de Fortaleza cadastrados na PRPI. O SEMIC tem como objetivo acompanhar e avaliar o trabalho do bolsista conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais, funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE campus de Fortaleza.
Para informações detalhadas e inscrição de trabalhos, acesse o link. 

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Dica de leitura: "Por um fio" - Drauzio Varella



Saber que nossa vida aqui nesta Terra é finita, todos nós sabemos. Ter plena consciência disso é um pouco mais raro. Saber o que fazer diante da morte de um ente querido ou da nossa própria é um desafio. No livro "Por um fio" do médico e escritor Drauzio Varella (uma biografia aqui) lemos sobre situações limite vividas por vários pacientes e médicos. São várias histórias curtas que ora apresentam um desfecho melancólico ora alegre, mas sempre com algum aprendizado. Vale a pena a leitura!