sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dica de leitura: AS NORMAS DA ABNT EM TRABALHOS ACADÊMICOS


A dica de leitura de hoje é para quem está "enrolado" com múltiplas normas da ABNT para escrever uma monografia ou a dissertação de mestrado. O livro AS NORMAS DA ABNT EM TRABALHOS ACADÊMICOS (2009) de Josiane Albertini (Lattes aqui) é um bom resumo direcionado para quem precisa formatar um texto acadêmico dentro das normas da ABNT. Não é um livro de metodologia científica, a proposta é simplesmente auxiliar na formatação do texto com todas as regras que são cobradas em um trabalho monográfico.

SINOPSE (fonte aqui):
Este livro tem o objetivo de apresentar aos universitários, professores e interessados formas de como desenvolver trabalhos monográficos e formatá-los conforme as exigências das normas da ABNT. Para a elaboração, foram utilizadas detalhadamente as normas da ABNT que se aplicam aos trabalhos acadêmicos e algumas referências de outros autores para complementar algum item, especialmente na elaboração das referências bibliográficas. A obra trata dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais necessários para o desenvolvimento de trabalhos monográficos, em especial os Trabalhos de Conclusão de Curso, as Dissertações e Teses, que seguem o mesmo padrão de formatação, podendo ser utilizada como referência bibliográfica em disciplinas de metodologia científica.
Para quem procura uma fonte gratuita para esse tipo de informação: normas-para-elaboracao-de-trabalhos-academicos, da UTFPr. Para quem quer os fundamentos lógicos da redação científica (que não segue tão de perto a ABNT), ver o site do prof. Gilson Volpato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário