sábado, 18 de junho de 2016

Aquecimento global: mais uma vítima


A extinção de uma espécie é um fato corriqueiro na natureza, mas o desaparecimento dos pequenos melomys (uma espécie de roedor - ver aqui) é mais um alerta: o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global está acontecendo e afetando ecossistemas em todo o mundo. Uma das causas do aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis (gasolina e outros derivados do petróleo) e nosso estilo de vida altamente perdulário (ver outras postagens sobre esse tema aqui).
"Os pequenos melomys (Melomys rubicola) naturais da ilha australiana de Bramble Cay foram declarados extintos pelo governo australiano depois que um estudo exaustivo falhou em encontrar qualquer evidência de sua existência.
Os mamíferos viviam em um único habitat, uma pequena ilha de recifes na ponta norte da Grande barreira de Corais. A ilhota arenosa -- que tem dimensões de 340 metros por 150 -- foi repetidamente atingida por surtos de tempestades causados por eventos climáticos extremos na última década, aniquilando cerca de 97% de sua vegetação. Marés altas agora cobrem a maior parte da ilha. Com pouco para comer e apenas alguns lugares para se refugiar do oceano, os melomys parecem agora ter desaparecido.

De acordo com o relatório, a última pessoa a ver um melomy de Bramble Cay vivo foi um pescador profissional, que viu um dos roedores no final de 2009."
  • Notícia completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário