sábado, 5 de março de 2016

"Qual é a coisa certa a fazer?" - Curso de filosofia política com Michael J. Sandel


What's the Right Thing To Do?

Is torture ever justified? Would you steal a drug that your child needs to survive? Is it sometimes wrong to tell the truth? How much is one human life worth?
Watch the videos to hear Harvard professor Michael Sandel talk about justice, equality, democracy, and citizenship. Then, visit the community to discuss: what do you think, and why?

Fonte aqui.

Raramente é fácil ou simples tomar uma decisão importante. Existem regras gerais que podemos seguir para conseguir tomar as melhores decisões? As que são mais corretas? Devo fazer o que é melhor para mim ou que é melhor para a maioria? Questões desse tipo e vários dilemas morais são discutidos por Michael Sandel em seus cursos de filosofia política. Centenas de alunos participam das palestras ao vivo e acabam também aprendendo a argumentar e discutir ideias. Como fonte das discussões são apresentados problemas imaginários e práticos, tendo filósofos como Kant, J. Stuart Mill, John Locke e Jeremy Bentham como fundamentos teóricos. Mesmo assim, em vários momentos, o bom humor e algumas gargalhadas aparecem.

Sobre Michael Sandel:

Filósofo político norte-americano, integra a lista dos principais pensadores globais da revista Prospect. Reconhecido pela Associação Americana de Ciências Políticas pela excelência de sua carreira no ensino, foi como professor do curso Justiça, de Harvard, que se tornou mundialmente conhecido. Apontado pelo The Guardian como "o mestre das grandes questões da vida", suas aulas já somaram mais de 15 mil estudantes de todas as partes do mundo e discutem dilemas morais e éticos para analisar a justificativa das pessoas sobre suas posições e atitudes cotidianas.

Fonte aqui. Para saber mais aqui e aqui. E o resumo de uma de suas palestras aqui. Link dos vídeos aqui (legendas em português). E mais um vídeo aqui: Michael Sandel - Por que não deveríamos confiar nossa vida cívica aos mercados - Palestra TED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário