sábado, 2 de maio de 2015

Literatura: Os 50 Maiores Erros da Humanidade


Quem pensa grande também erra grande - Martin Heldegger (1889 - 1976)


Erros todos cometem, todos os dias. Erramos até quando queremos acertar. Podemos tentar fazer algumas coisas para prevenir ou remediar os erros, mas eles vão sempre aproveitar qualquer oportunidade para emergirem. O escritor Trajano Leme Filho resolveu fazer uma pesquisa e listar o que ele chama de "Os 50 Maiores Erros da Humanidade".

Esse título, muito provavelmente, é um erro. Fazer uma lista de fatos e ordená-los por um critério qualquer é ligeiramente temerário. Entre os 50 erros estudados pro Trajano, alguns erros são realmente grandes ou grandiosos: a queda do Império Romano, a destruição da Biblioteca de Alexandria, o desastre nuclear de Chernobyl, por exemplo. Outros são interessantes, mas muito longe de poderem ser considerados sob uma perspectiva tão ampla. Vários outros "erros" são omitidos, por exemplo, os genocídios que assolaram a humanidade em vários momentos históricos.

De toda forma, acredito que será uma leitura divertida e instrutiva. E o melhor é que o livro não precisa ser lido de forma linear, cada capítulo, ops, erro, é independente e pode ser lido isoladamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário