sábado, 30 de agosto de 2014

Meu "Erdös Number"!

Link para o vídeo aqui.
Sobre Erdös

Paul Erdös (1913 - 1996) nasceu em Budapeste, Hungria. Ele foi o matemático mais prolífico do século XX, foram mais de mil artigos publicados, grande parte em co-autoria. Ele propôs e resolveu problemas na teoria dos números e em outras áreas, além de fundar o campo da matemática discreta. Muitas vezes, os problemas propostos por ele acabavam por produzir teorias profundas que foram exploradas por outros matemáticos. Uma lista "completa" das publicações de Erdös pode ser vista aqui. Ele morreu aos 83 anos de idade. Para saber mais sobre Erdös: aqui e aqui.

Número de Erdös

O número de Erdös é uma homenagem ao matemático húngaro. Esse número descreve o grau de separação entre um pesquisador e Erdös. Um matemático que tenha algum artigo parceria com Erdös tem número de Erdös 1. Um outro matemático que não tenha publicado com Erdös, mas tenha publicado com um matemático com número 1, tem um número 2, e assim por diante. Por exemplo, Albert Einstein tem um número 2. Para saber a distância colaborativa entre Erdös e um outro pesquisador (não necessariamente matemático ou físico) basta consultar o link www.ams.org/mathscinet/collaborationDistance.html .

O meu número de Erdös

Para minha surpresa, o meu número de Erdös (ainda não oficial) é apenas 4! Durante o doutorado eu publiquei em parceria com o professor Bartolomeu Uchôa Filho, que tem número 3, ver figura abaixo.

Obs: esses caminhos podem ser diferentes, não são necessariamente os mais curtos. Interligações (parcerias em artigos) entre os pesquisadores podem ocorrer.

Um comentário:

  1. Se for assim, então parabéns, já que 4 também é o número de Erdos de Stephen Hawking, Bill Gates e Carl Sagan.

    ResponderExcluir