sábado, 7 de dezembro de 2013

Nelson Mandela (1918 - 2013)


Eu não poderia deixar de registrar aqui uma pequena homenagem a Nelson Mandela, nascido Rolihlahla Mandela em 18 de julho de 1918, mas não tenho a menor pretensão de falar desse símbolo da paz no continente africano. A vida dele é um exemplo completo de superação em meio a muitos obstáculos. Uma biografia dele pode ser vista aqui.

Algumas frases sobre ele:
  • Aung San Suu Kyi, líder opositora birmanesa e Nobel da Paz - “Ele fez todos nós entendermos que ninguém deve ser penalizado pela cor de sua pele, pelas circunstâncias na qual nasceu. Ele também nos fez entender que nós podemos mudar o mundo ao mudar nossas atitudes, nossas percepções."
  • Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, em pronunciamento oficial "Madiba, como era conhecido, foi uma figura singular no cenário global, um gigante da justiça e uma fonte humana de inspiração. Ninguém como ele fez tanto pelos valores e aspirações das Nações Unidas. Muitos cidadãos ao redor do mundo se sentiram inspirados por sua luta desinteressada em favor da dignidade humana, a igualdade e a liberdade. Impactou nossas vidas de maneira muito profunda."
  • Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em pronunciamento oficial - "Como muitos outros no mundo, eu não conseguiria imaginar minha vida sem o exemplo que Mandela deu. Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Nelson Mandela."
  • Dalai Lama, líder tibetano - "Um homem de coragem, integridade e princípio inquestionáveis. Perdi um querido amigo."
  • David Cameron, primeiro-ministro da Inglaterra, no Twitter - "Uma grande luz se apagou no mundo. Nelson Mandela foi um herói de nossa era. Pedi para que a bandeira no nº 10 seja hasteada a meio-mastro."
  • Desmond Tutu, arcebispo sul-africano emérito, em nota oficial - "Ao longo dos últimos 24 anos, Madiba nos ensinou a nos unir e a acreditar em nós mesmos e uns nos outros. Ele foi um unificador desde o momento em que deixou a prisão."
  • Papa Francisco - "Nelson Mandela criou uma nova África do Sul. Eu rezo para que o último exemplo do presidente inspire gerações de sul-africanos para que coloquem a Justiça e o bem comum na frente de suas aspirações políticas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário