segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CONNEPI: aproveitando para ler na viagem.

Um pouco de literatura durante a viagem.

Foram mais de 20 horas de viagem na ida, e mais outras 20 horas na volta. Tempo de sobra para ler. Eu aproveitei para ler dois livros que estavam dando bobeira em casa: A ordem dos futuros e O sorriso do lagarto. Esse foi, digamos, um efeito colateral do CONNEPI: coloquei as minhas leituras em dia.

Na ida, fiquei tentando adivinhar o que significava o tal sorriso que é esboçado já nas primeiras páginas do livro do baiano João Ubaldo Ribeiro. Não chega a ser uma leitura difícil, mas foi necessário imaginar qual era o significado de algumas palavras novas que iam aparecendo. Não vou fazer uma sinopse do livro (já fizeram isso aqui, por exemplo), mas para quem gosta de histórias de pescador, políticos e politicagem, triângulo amoroso (trágico), metafísica (essa palavra serve para um monte de coisas) com sabor baiano e um pouco de ficção científica, é uma excelente leitura.

Na viagem de volta foi a vez de ler definitivamente (já havia uma tentativa anterior) o livro de Ricardo Gouveia. Sem dúvida, é uma leitura mais "leve", mas nem por isso menos imaginativa. A ordem dos futuros é para quem gosta de ficção científica e computadores. O tempo todo temos a presença de um supercomputador que tudo observa e controla. Liberdade, segregação por classe (primeira, segunda e terceira) e ecoxiitas são temas que sustentam a narrativa em ritmo de aventura. Um bom exercício de imaginação. Existem infinitos futuros possíveis, espero que o futuro mostrado no livro não seja o futuro a ser trilhado pela humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário