sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Olhando para o céu: um pouco de astronomia!

Depois de uma pausa, afinal, nem só de xadrez e ideias flutuantes vive um blog, mais uma postagem sobre astronomia. E com temas bem diversos: a recente ocultação de Júpiter pela Lua e um buraco negro super-massivo muito agitado.

Júpiter um pouco depois da ocultação, fonte Astronomia Amadora - facebook.
Informação técnica sobre a foto:  "Nesta foto foram utilizados, um telescópio refletor de 160mm, ocular de 20mm com filtro Ir, adaptdor para câmera, câmera Benq T1460 com zoom, utilizando filtro planetário amarelo e um telescópio Vixen 110mm." Vídeo com a ocultação aqui. Para quem perdeu essa ocultação, não se desespere! Terá uma nova chance agora em 25/12/2012. Para saber mais: astronomiaamadora.com.br.


Imagem artística do de buraco negro muito ativo.
Um grupo de astrônomos detectou a maior explosão já registrada de um buraco negro. Segundo a publicação, o evento recorde alcançou uma magnitude — pelo menos — cinco vezes maior do que qualquer outra ocorrência desse tipo estudada anteriormente.

O buraco negro em questão, localizado a mais de 11,5 bilhões de anos-luz da Terra, conta com uma supermassa equivalente às massas de 1 a 3 bilhões de sóis juntos, encontrando-se no centro de um quasar — um tipo de galáxia extremamente energético e brilhante. Os astrônomos estão estudando a explosão através dos poderosos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, medindo a velocidade e as propriedades do material expelido.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/.
Para saber mais: http://news.nationalgeographic.com/news/.

Um comentário: