quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E a greve no IFCE continua ...

Em uma assembleia relativamente rápida (terminou antes das 17h), os professores e técnicos administrativos do IFCE - Campus Fortaleza, decidiram permanecer em greve. Pelo que foi falado durante a assembleia, o governo fez algumas promessas, mas não tem nenhum acordo formal no papel, logo, não existem garantias reais que as reinvindicações sejam atendidas. Ficou decidido que haverá uma caravana à Brasília. A próxima assembleia ficou marcada somente para dia 10 de outubro. Até lá, se nenhum fato novo surgir, continuaremos sem aulas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais rápido que a luz?!

Detecção de neutrinos.
Em um experimento recentemente divulgado, alguns cientistas afirmam que os neutrinos podem viajar (um pouco) mais rápido que a luz! Segundo a Teoria da Relatividade de Einstein isso é totalmente impossível! Das duas uma: ou existe algum tipo de erro de medição ou a teoria de Einstein está errada (ou incompleta)!

O leitor interessado pode consultar o artigo "Measurement of the neutrino velocity with the OPERA detector in the CNGS beam" - link: static.arxiv.org - artigo em pdf. Abstract:

The OPERA neutrino experiment at the underground Gran Sasso Laboratory has measured the velocity of neutrinos from the CERN CNGS beam over a baseline of about 730 km with much higher accuracy than  previous studies conducted with accelerator neutrinos. The measurement is based on highstatistics data taken by OPERA in the years 2009, 2010 and 2011. Dedicated upgrades of the CNGS timing system and of the OPERA detector, as well as a high precision geodesy campaign for the measurement of the neutrino baseline, allowed reaching comparable systematic and statistical accuracies. An early arrival time of CNGS muon neutrinos with respect to the one computed assuming the speed of light in vacuum of (60.7 ± 6.9 (stat.) ± 7.4 (sys.)) ns was measured. This anomaly corresponds to a relative difference of the muon neutrino velocity with respect to the speed of light (v-c)/c = (2.48 ± 0.28 (stat.) ± 0.30 (sys.)) ×10-5.

Para ler mais (links):

domingo, 25 de setembro de 2011

Crônicas da III Copa Inelsa de Xadrez - Encerramento.

Ontem, sábado, concluímos a nossa participação na III Copa Inelsa. Aconteceu um fato pouco usual: eu fiz todo mundo me esperar! Motivo? A minha partida contra a Vanessa foi a última a terminar. Certamente, final de torre e peão merece um bom estudo teórico. Mesmo com dois peões a menos, a Vanessa quase conseguiu um empate. No final, ela foi bem elegante e desistiu quando eu consegui encontrar o caminho da vitória. Já eram um pouco mais de 22h. A penúltima disputa da noite a ser concluída foi entre Madson e Fred Saboya. Venceu a juventude.

Madson x Fred Saboya - última rodada.
No confronto entre dois dos mais experientes, Edmar Monte venceu Laroca na última rodada em um jogo relativamente rápido. Em "off" Laroca tinha até proposto um empate! Mas isso era apenas para tentar desestabilizar emocionalmente o Monte. Edmar Monte está jogando de forma muito segura e não fácil vencer o homem!

Na rodada anterior, jogando comigo, Mozéio mostrou que é um cara corajoso e não aceitou um empate por repetição de lances (cheques de cavalo e torre). Resultado: perdeu um bispo e ficou materialmente inferior: dama x duas torres mais cavalo e posição bastante aberta. Resultado final: deixei passar o ganho e perdi! Pelo menos não fiquei inferior na abertura (uma defesa siciliana com trocas na abertura) ...

Eu x Moézio: venceu a experiência na quinta rodada.
No final das contas, a minha participação não foi inteiramente ruim. Consegui 3 pontos (o ponto de bye conta!). E por pouco não fiquei entre os 10 melhores. Além disso, o torneio apresentou um nível muito bom, com vários jogadores fortes, os "nossos" dois mestres fide, campeões e ex-campeões cearenses atuando. Para nós, pobres capivaras empurradores de madeira (ou plástico), não era fácil conseguir um pontinho.

Um jogador ficou bem abaixo do esperado: Nazareno teve problemas familiares sérios e não pode comparecer às últimas duas rodadas. Provavelmente, ele teria conseguido ficar entre os cinco primeiros.  Fred Saboya mostrou todo o seu talento e foi o melhor veterano. Eu também esperava um pouco mais do jovem Rodrigo Pereira e do forte Pedro Neto. A classificação final pode ser vista abaixo:


Na cerimônia de encerramento tivemos alguns breves discursos de Moézio (felizmente, ele não ganha a vida fazendo discursos), Fred Saboya. Foi lembrado o nome do prof. Ari Maia, mentor intelectual do torneio. Parabéns a todos que estiveram envolvidos na organização da III Copa Inelsa.

Algumas fotos da premiação (os troféus e medalhas virão depois):
Vanessa recebendo premiação - melhor feminino.
Iung Pinheiro recebendo o prêmio das mãos de Fred Saboya.

Leone recebendo a sua premiação.
MF Sílvio Cunha recebendo a premiação.

sábado, 24 de setembro de 2011

Crônicas da III Copa Inelsa de Xadrez



Depois de alguns dias sem escrever sobre xadrez, voltamos a falar da Copa Inelsa nesta postagem.

Vista geral do início da 1a. rodada. Fonte: http://www.aeecxadrez.com.br/.
Hoje, sábado, ocorrem as duas últimas rodadas da III Copa Inelsa de Xadrez Clássico. Não faltaram emoções nos confrontos que já ocorreram. No momento, não podemos apontar nenhum franco favorito, pois vários jogadores ainda têm chances de vencer o torneio. Uma aposta certa: eu estou fora do páreo! Outra aposta fácil: Fred Saboya deve levar o troféu de melhor veterano (os prêmios podem ser acumulados?).

Na quarta rodada Leone "enrolou" Inácio e conseguiu vencer um final de damas e peões que, na opnião de muitos, estava melhor para o Inácio. E jogo deles durou muito mais que 4h! Os dois acabaram usando bastante os acréscimos do relógio digital. Saímos da Sala de Xadrez do Farias Brito quando o relógio marcava umas 23h e 30 minutos.

Klemberg x Fco. Aquino, Laroca ao lado e Pedro Neto aguardando o adversário - quarta rodada.
 A minha partida contra Klemberg foi uma das últimas a terminar e também teve certa emoção. Consegui vencer um final de bispo, cavalo e peão contra bispo (cor oposta) e peão quando o meu tempo era de menos de dois minutos. Novamente, fiquei inferior na abertura e passei a maior parte do tempo tentando não levar mate ou perder material. Pedro Lima Neto não teve tanta dificuldade em levar o seu ponto: Fábio Urquidi não conseguiu chegar a tempo!

O "Tal" Laroca ainda não conseguiu emplacar uma de suas miniaturas: não tem ninguém entregando o jogo ou as peças assim tão fácil, se não considerarmos os erros nos minutos finais dos "pingas" que estão ocorrendo com frequência. O número de empates também é apenas "moderado", com a maioria dass partidas indo até as últimas consequências. E o pior: eu ainda não consegui nenhum empate! Vamos ver se isso é revertido nas rodadas de hoje.

Classificação geral após a quarta rodada:

 Para acompanhar o torneio:
chess-results.com

Fred Saboya x Edmar Monte: juntos mais de meio século de experiência.
A jovem Vanessa: promessa para o xadrez feminino. Ao fundo: MF Iung Pinheiro.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Após mais uma assembléia, a greve do IFCE continua.


Depois de mais uma (longa) assembléia geral (pessoal dos campi do interior e capital), ficou decidido por ampla maioria que a greve do IFCE continuará por (pelo menos) mais uma semana. Vários outros pontos foram discutidos, no final ficou acertado que irão ocorrer algumas manifestações em praça pública para dar maior visibilidade ao movimento grevista: doação de sangue na Praça do Ferreira mais conscientização da população na próxima semana, por exemplo. Em vários momentos o nome do professor Vicente foi  lembrado.

Mais uma vítima da violência urbana

 

Mais uma morte trágica. Mais um cena de brutalidade à luz do dia. Mais um crime em nossas portas. Mais vítima de latrocínio. Somos reféns de uma sociedade doente que todos nós, por omissão ou ação, estamos ajudando a "construir". Diante de acontecimentos como esse sempre nos fazemos a mesma pergunta: qual a causa dessa violência toda?

Podemos arriscar muitas respostas: famílias desestruturadas, drogas, a supervalorização do material em detrimento dos valores espirituais, falta de justiça social, falta de educação, falta de leis mais adequadas, leis que não são cumpridas. Os problemas estão todas as esferas. Não existe solução simples ou rápida. E não existirá um caminho para a solução se não sairmos do imobilismo e desse conformismo inerte.

Mas nada disso vai mudar o nome da vítima desta vez: o professor Vicente de Paulo Miranda Leitão. Nas palavras do prof. Davis:"Vicente já era um vencedor: era humano, simples, sem arrogância e prepotência".

Para aqueles que não conheceram o professor Vicente, o IFCE traz a seguinte nota (IFCE informa):

"Vicente de Paulo Miranda Leitão começou sua história no IFCE ainda como aluno, onde cursou o Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará. Dois anos mais tarde, retornou aos quadros da instituição, desta vez como servidor técnico-administrativo, exercendo diversas funções em 20 anos de dedicação. Em 2008, foi aprovado em novo concurso público para o cargo de professor, assumindo por dois anos a função de Diretor de Ensino no Campus de Sobral, onde era professor do Eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.

Sedento pelo conhecimento, Vicente Leitão nunca parou de estudar. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especializou-se em Engenharia Urbana e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará em Engenharia Civil (Recursos Hídricos - Saneamento Ambiental).

Era apaixonado pelo magistério, área na qual se realizou profissionalmente. Extramente querido pelos alunos, orientou diversas pesquisas, deixando mais de 50 trabalhos publicados. Pesquisador proeminente, o docente chegou a apresentar estudos em congressos internacionais. Liderava o grupo de pesquisa em Saneamento e Meio Ambiente do IFCE – Campus de Sobral e integrava o Centro de Estudos da Sustentabilidade da Agricultura Irrigada (CESAI).

Aos 46 anos, Vicente de Paulo Miranda Leitão deixa esposa e duas filhas. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, amanhã, dia 22, às 15h30."

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ainda sobre a greve no IFCE - informe

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Ceará (SIDSIFCE) realizará, na próxima quarta-feira (21/9), a partir das 14h, mobilização pela educação. O ato terá concentração na praça da Gentilândia, seguida de caminhada até o campus de Fortaleza. O ato terá encerramento às 18h, com determinação de data para a próxima manifestação. Mais informações: http://www.sindsifce.com.br/.

Seja você é a favor ou contra a greve, é importante a sua participação! Sem mobilização, essa greve pode se prolongar por mais tempo ainda.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto na Câmara flexibiliza legislação para estimular pesquisa científica e inovação tecnológica

Fonte da figura: divulgarciencia.com
 Achei que a notícia abaixo valia a pena ser divulgada. Pode ser um bom estímulo na formação de parcerias entre empresas e universidades, dando oportunidade aos pesquisadores de colocarem em prática toda a teoria aprendida nos bancos escolares - e não terem que pagar por isso!

Fonte: bol - ciência.

Gilberto Costa - da Agência Brasil , Brasília. 

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deve dar encaminhamento esta semana ao projeto de lei que institui o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2.177/2011), apresentado em 31 de agosto. A expectativa é do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), primeiro signatário da proposta e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).
O projeto foi apresentado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia. A proposta, que diminui a burocracia para pesquisa e estabelece incentivos para as empresas investirem em inovação, também conta com o apoio de agências de pesquisa federais e estaduais.
Durante a reunião anual da SBPC, ocorrida em julho em Goiânia, os pesquisadores brasileiros se queixaram dos marcos legais que dificultam suas atividades (como, por exemplo, as restrições para pesquisa com animais e plantas); retardam e encarecem compras e contratações; e desestimulam a participação dos cientistas em trabalhos, além do ambiente acadêmico.
Segundo a justificativa, assinada por dez parlamentares da comissão, a “dedicação exclusiva”, imposta aos pesquisadores nacionais pelas universidades, deve ser “interpretada de forma mais abrangente” e a Lei Federal de Licitações deve ser “afastada” do setor: “o regramento para aquisições e contratações, no âmbito da CT&I [ciência, tecnologia e inovação], deve ser mais célere e descomplicado”, defendem os deputados.
Para que as empresas inovem mais, o projeto estabelece como instrumentos a criação de incubadoras, a implantação de parques tecnológicos e a concessão de subvenções, entre outros mecanismos. Na opinião do deputado Bruno Araújo, o projeto é importante para mudar a atitude empresarial. “O Brasil tem mais na sua história a cultura de um país importador do que de um país produtor de tecnologia”, avalia ao dizer que uma nova concepção “significa reflexo direto nos negócios”.
De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Brasil ocupa o 13º lugar em pesquisa científica (publicação de artigos), mas é apenas o 47º no Ranking Global de Inovação.
O Brasil está atrás, por exemplo, da China, Rússia, África do Sul, de Portugal e da Grécia no reconhecimento de patentes internacionais; e as empresas privadas investem quatro vezes menos (em termos percentuais) do que as da Coreia do Sul, líder do ranking. A estimativa do ministério é que, em 2010, as empresas coreanas tenham gasto um valor correspondente a 2,46% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto as empresas no Brasil gastaram 0,57% do PIB nacional.
De acordo com o deputado Bruno Araújo, o projeto de lei deverá ser analisado na própria Comissão de Ciência e Tecnologia e também nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Caso seja incluída uma outra comissão, como por exemplo, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), o Regimento da Câmara determina a formação de uma comissão especial com parlamentares de todas as comissões. O Plenário da Câmara poderá decidir se o projeto poderá seguir, após a aprovação das comissões, direto para o Senado.

sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas de como escrever um artigo científico

Fonte: tocadacotia - artigo-cientifico

Para o pessoal que precisa escrever um artigo científico para algum congresso, simpósio ou periódico (revista) e não tem muita experiência aqui vão algumas dicas.

A primeira coisa a considerar é se existe alguma "novidade" a ser escrita. Não faz muito sentido escrever um artigo cujo conteúdo já está 100% publicado nos livros didáticos e é de "amplo" conhecimento. O artigo científico é o resultado de uma pesquisa, nesse sentido é o resultado do esforço e dedicação de muitas horas de trabalho de um único indivíduo ou de um grupo de trabalho.

Uma segunda coisa básica é o modelo do artigo. Todos eventos e periódicos exigem que o artigo esteja escrito segundo algum padrão de formatação. Então, antes de submeter o artigo é necessário verificar se ele está dentro do padrão exigido, incluindo número de páginas, estrutura e a formatação das referências. É fundamental ler e estudar artigos já publicados na área de pesquisa que se pretende escrever, não só como fonte de informações, mas também para "pegar" o estilo. Um artigo científico deve ser impessoal e apresentar informações fundamentadas em bases científicas sólidas e não em "eu acho que".

Em geral, um artigo científico trata de algum tema específico e que não é de conhecimento de muitas pessoas. Deve ser feita uma cuidadosa pesquisa bibliográfica para se certificar que não se está reinventando a roda. Essa pesquisa bibliográfica poderá fazer parte do artigo tanto na fundamentação teórica quanto na seção de resultados e comparações com o que já foi publicado na literatura técnica.

Se o artigo tiver mais de um autor (estudante + orientador, por exemplo), a ordem em que os nomes aparecem é importante. O primeiro autor é (quase sempre) o autor principal, muitas vezes o último autor é o orientador ou coordenador do projeto. Só devem aparecer como autores pesquisadores que efetivamente contribuiram para o artigo. Qualquer um dos autores deve ter conhecimento suficiente para, pelo menos em linhas gerais, apresentar ou defender o trabalho perante uma banca de avaliação.

Toda citação no artigo deve indicar a fonte de origem, seja essa fonte um outro artigo, livro ou algum site da internet. Deve ficar bem clara a origem de qualquer ideia ou texto de outra pessoa. Um artigo corrompido pelo plágio pode ser sumariamente descartado se os avaliadores perceberem. Todas as fontes consultadas e que efetivamente foram usadas na elaboração do artigo devem ser referenciadas na seção de referências. As referências devem ser recentes, mas podem incluir textos "clássicos" da area.

Lembre-se: o seu artigo vai passar por uma comissão de avaliação que tem o dever de lê-lo e encontrar erros, se eles existirem. O artigo só deve ser publicado depois dessa rodada de correções. Em alguns casos, podem ocorrer duas ou mais rodadas de correções revisões. O revisor é, em geral, um conhecedor da área ou, às vezes, um especialista do tema abordado no artigo.

Se o seu artigo for rejeitado, não desanime. Aproveite as críticas recebidas e faça todas as correções sugeridas pelos revisores. Em alguns casos, um artigo muito inovador pode ser rejeitado pelo simples fato dos avaliadores não terem entendido a proposta. Por isso, é importante fundamentar muito bem todo o conteudo do artigo.

São critérios de avaliação: o conteudo técnico (o artigo traz algum avanço na teoria ou na implementação?), a apresentação (clareza, organização, concisão, correção ortográfica) e qualidade das referências usadas.

Se o artigo já foi publicado em algum evento ou periódico, então ele não não pode ser submetido novamente para publicação, a não ser que tenha sofrido alguma mudança significativa em seu conteúdo e traga novas ideias.

Recomendamos:

Para saber mais sobre plágio: cartilha-sobre-plagio-academico.
Exemplo de modelo de artigo científico: artigo_cientifico.
O que faz um artigo científico ser bom: scienceblogs - artigo cientifico.
E ainda: Como escrever um Artigo Científico ou Técnico.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Xadrez - Copa Inelsa em Fortaleza.


Está chegando a data final para inscrição na 3ª Copa Inelsa. Será um torneio fechado a todos os jogadores classificados no Circuito Inelsa Xadrez Brasil, válido para os Rating FIDE e CBX.
Esse torneio será jogado usando o sistema suíço de 06 rodadas com tempo de reflexão de 90 minutos + 30 segundos de acréscimo por lance a partir do 1º lance, em relógio digital. Quando não houver disponibilidade de relógio digital, a cadência será de 2 horas KO.

Outras informações:
Local: Sala de Xadrez do Colégio Farias Brito, Av. Dom Luís – Fortaleza - CE

Quadro Técnico:
Diretor Geral: Moezio Correia Nunes
Árbitro Supervisor: Francisco Ari Maia Júnior
Árbitro Chefe: AA Denise Ramos Moreira
Árbitro Adjunto: AA Daniel Ribeiro Bento Duarte

Inscrição: até o dia 19/9/2011, no valor de R$ 25,00 + centavos. Não haverá inscrição no dia do evento. Para efetuar a inscrição o enxadrista deverá depositar o valor da incrição na conta de Francisco Ari Maia Júnior (Banco do Brasil, Agência 1218-1, conta 106.662-5) e enviar solicitação de inscrição para arimaiajúnior@yahoo.com.br, informando nome completo, ID e rating FIDE e CBX, dados do depósito bancário e outras informações que julgar úteis. O emparceiramento será realizado até às 22 horas do dia 19/9/2011.

A premiação é muito atrativa:
1º lugar –Troféu + R$1000,00 + vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2011 + Vaga no Circuito CBX (etapa Fortaleza) de 2012
2º lugar – R$ 750,00 + Troféu + vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2011
3º lugar – R$ 500,00 + Troféu + vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2011
4º lugar – R$ 350,00
5º lugar – R$ 250,00
6º lugar – R$ 200,00
7º lugar – R$ 150,00
8º lugar – R$ 150,00
9º lugar – R$ 150,00
10º lugar – R$ 100,00
Melhor veterano (nascidos em 1955 ou antes) – Troféu + R$ 200,00
Melhor feminino - Troféu + R$ 200,00
Total R$ 4.000,00

O torneio já conta com seis jogadores inscritos até agora, sendo que os "nossos" dois mestres FIDE já estão no topo da tabela! Provavelmente, uns vinte e cinco enxadristas participarão desse evento.

Para acompanhar o torneio: chess-results.

Como se tornar invisível na sociedade.

Fonte: fabricioadvocacia.blogspot.com

Todos os homens são considerados iguais, mas isso não corre de fato. Porque alguns são mais importantes que a maioria? Porque tratamos algumas pessoas com o devido respeito e outros são relegados aos últimos (e piores) postos dentro da sociedade? Acho que são pontos bons para reflexão.

O trabalhador invisível 
Pesquisa mostra a exclusão social vivida pelos garis

Durante oito anos, o psicólogo social Fernando Braga da Costa, da Universidade de São Paulo (USP), vestiu um uniforme e, com a vassoura em punho, passou a participar do trabalho da equipe de limpeza do Instituto de Psicologia da mesma instituição. A experiência resultou na dissertação Garis – Um estudo de psicologia sobre invisibilidade pública, na qual defende que, com frequência, a maioria das pessoas percebe o outro de acordo com o status social de seu trabalho. 

O psicólogo optou por vestir-se de varredor de rua para vivenciar a situação psicológica desse grupo de trabalhadores. Ele notou que, de fato, essas pessoas foram tratadas como “invisíveis” por alunos, professores e outros profissionais que circularam pela universidade durante a pesquisa. “Conhecia muitas das pessoas, porém, todas passavam sem me olhar. Em determinado momento, um professor se aproximou e interrompi a varrição para cumprimentá-lo, debruçando-me sobre a vassoura. Ele não me notou. Chegou a esbarrar no meu ombro e nem sequer parou para pedir desculpas”, conta o pesquisador, ressaltando que, em outra ocasião, sem o uniforme, encontrou acidentalmente esse colega e foi notado por ele.

Segundo Costa, a invisibilidade social repercute na autoestima desses profissionais. A percepção de que são marginalizados restringe sua convivência no ambiente de trabalho aos companheiros de função. É comum que evitem o contato visual para se proteger da violência social. Outro dado levantado, nos sindicatos, é que é muito raro um gari mudar de profissão, o que sugere a exclusão associada à divisão social do trabalho. 
Fonte: revista rmente e cérebro.

Resumo (em Português) do trabalho de mestrado (2002) de  Fernando Braga:


Através de dados materiais, subjetivos e intersubjetivos, caracterizamos e discutimos um problema de Psicologia Social: a invisibilidade pública. O pesquisador conduziu-se pelo caminho da observação participante segundo o regime de uma pesquisa etnográfica, um dos procedimentos metódicos dos mais encarecidos em Psicologia Social. Tal método supôs o desempenho do oficio de gari pelo próprio pesquisador, durante seis anos e semanalmente. A invisibilidade pública é fenômeno que não pode ser suficiente e certeiramente investigado à distância do oprimido, à distância de quem vive por dentro sua ação corrosiva. Esta pesquisa inscreveu-se em dois níveis de investigação psicossocial: 1) Investigação participante de uma modalidade de trabalho não qualificado e subalterno (o trabalho de garis). Descrevemos, narramos e analisamos a operação de mecanismos sociais de reificação e subalternização no trabalho dos garis: o modo como são reprodutores e geradores de invisibilidade pública. Será reconhecível, em conteúdo e extensão, o quanto foi este o nível privilegiado de investigação nesta dissertação de mestrado. 2) Investigação participante da aproximação entre pesquisador e trabalhadores pobres. Buscamos descrever, narrar e analisar a existência de barreiras e aberturas psicossociais operantes no encontro e na comunicação entre o pesquisador e os garis. Será reconhecível, neste nível de investigação, o caráter de um exame apenas preliminar: seu desenvolvimento mais satisfatório, acompanhado de informações de campo ainda inéditas, corresponderá ao que pretendemos melhor desenvolver em regime de doutorado. Os dois níveis de investigação que discriminamos, todavia, comunicam-se: o exame do trabalho dos garis e o exame de nosso encontro com eles, como verificamos, são exames que várias vezes exigem-se e iluminam-se mutuamente; a despeito da ênfase posta sobre o primeiro exame, impossível que não antecipássemos já algo a espeito do segundo... (AU)
Link: fapesp - garis.


Mais informações:
responsabilidadesocial.com
Revista Científica da Faculdade das Américas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

IFCE - Novamente, a greve continua.

Acabou a pouco a nossa última assembléia. A quem interessar possa: a greve no IFCE continua por mais uma semana, ou melhor, até a próxima quarta-feira, dia 21 de setembro. Essa foi a decisão da maioria dos presentes na assembléia que ocorreu hoje no campus Fortaleza. Poucos servidores votaram para o fim da greve, tivemos nove abstenções e a maioria votou pela continuidade do movimento. Espera-se que o movimento seja "radicalizado": manifestações de rua, contato com os meios de comunicação em massa, mídia, em fim, que a greve sai dos muros do IFCE e vá a público de fato.
Inicialmente, foram apresentados vários motivos para a continuidade da greve, principalmente pelo pessoal dos campi do interior. O governo ainda não tendeu minimamente a pauta de reivindicações. Durante a assembléia também foram discutidos temas e problemas internos do IFCE.

domingo, 11 de setembro de 2011

Zonal-Ce: torneio encerrado com sucesso!

Concluímos hoje, domingo, o Brasileiro Zonal-Ce 2011 que foi realizado na biblioteca do IFCE - Campus Fortaleza. Ao todo, foram realizadas cinco rodadas com a presença de 22 enxadristas. O nosso muito obrigado a todos esses jogadores que prestigiaram nosso evento. O torneio foi tranquilo, não dando muito trabalho ao árbitro Daniel Ribeiro. Contamos ainda com o apoio de Ari Maia via "www".

Vale a pena mencionar que tivemos a visita de uma equipe de jornalistas da TVC, vamos aparecer na televisão amanhã, segunda-feira, no início da noite! Divulgando o xadrez do Ceará!

O grande vencedor deste Zonal foi Matheus Ribeiro, seguido por Antônio Inácio dos Santos e Marcius Brandão. Esses três estão classificados para a semi-final do brasileiro. Vale destacar que houve somente uma vitória por "WO", e poucos empates. Todos se empenharam ao máximo em suas partidas. A tabela completa de classificação pode ser vista abaixo. Destaque para o garoto Dawton Lemos, que ficou melhor classificado que muito marmanjo "empurrador de madeira", eu inclusive!


Rk.NomeFEDEloIEloNPts. Des 1  Des 2  Des 3 
1BRARibeiro Matheus CavalcanteBRA213021274.516.514.514.50
2BRASantos Antonio Inacio DosBRA204320254.015.513.511.50
3BRABrandao Marcius GomesBRA204120404.013.513.09.00
4BRALima Neto PedroBRA207420593.515.011.08.50
5BRAFMPereira Silvio CunhaBRA229222253.515.09.510.25
6BRAPalacio Igor Da PazBRA214320383.513.511.57.75
7BRALemos Dawton AlminoBRA018673.014.59.08.00
8BRARibeiro Orlando AlvesBRA190019393.012.09.04.00
9BRALima Filho Gilberto FacoBRA018493.011.57.04.50
10BRASousa Filho Aloisio Lopes DeBRA018822.512.57.04.75
11BRAPereira Rodrigo FernandesBRA018022.512.57.03.75
12BRASouza Francisco Sérgio Leitão deBRA002.512.07.54.50
13BRALima Antonio Stenio PatricioBRA187318512.013.58.03.50
14BRAAquino Francisco Jose Alves DeBRA018152.012.56.03.75
15BRASilva Fábio MartinsBRA002.010.56.02.50
16BRAScussel Pedro AustregésiloBRA002.010.05.03.50
17BRACorreia Aristoteles De Jesus RBRA018242.09.55.01.50
18BRAMonte Edmar FerreiraBRA171218291.513.06.53.00
19BRANunes Moezio CorreiaBRA194019021.012.55.00.50
20BRANogueira Jorge Da SilvaBRA018121.010.52.00.50
21BRALaroca Alvaro NeyBRA016031.09.51.00.50
22BRAFontoura Leandro SilvaBRA017880.09.50.00.00

Algumas fotos da quarta rodada:
Rodrigo x Monte, Moézio x Fco. Sérgio.
No primeiro plano: Scussel x Aristóteles.
Stênio x Igor Palácio.
Algumas fotos da quinta rodada:

Inácio x Mathes, Igor x MF Sílvio Cunha.
Todos querendo ver o confronto em Igor e Sílvio Cunha: empate nos últimos segundos. Esta foi a última  partida do torneio.
Premiação:
Márcio Brandão recebe premiação de 3o. lugar de Dawton.

Inácio recebe premiação de Nailton, presidente da FCX.

Matheus recebendo premiação de Sílvio Cunha (e eu de gaiato na foto).
-------------------------------------------

Outras informações: chess-resultscapivarandoxadrez arte.