sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

OECD Future of Education and Skills 2030 - um resumo

O material "Skills for 2030" faz parte do projeto OECD Future of Education and Skills 2030 e apresenta o quadro conceitual para a aprendizagem focado no Bem-Estar 2030.

Conceito Central

Habilidades (Skills) são definidas como a capacidade e a aptidão para realizar processos e usar o conhecimento de forma responsável para alcançar um objetivo. Elas são parte de um conceito holístico de competência, que envolve a mobilização de conhecimento, habilidades, atitudes e valores para atender a demandas complexas. Conhecimento, habilidades, atitudes e valores são desenvolvidos de forma interdependente.

O OECD Learning Compass 2030 distingue três tipos diferentes de habilidades:

1. Habilidades Cognitivas e Metacognitivas

Estas habilidades incluem o pensamento crítico, o pensamento criativo, o "aprender a aprender" e a autorregulação.

  • Necessidade de Habilidades Não-Rotineiras: À medida que tecnologias de computador e automação (como a inteligência artificial) substituem tarefas rotineiras, aumentou a demanda por habilidades cognitivas não-rotineiras, como a criatividade. A criatividade é considerada a habilidade que mais claramente distingue os inovadores.
  • Habilidades de Ordem Superior: Incluem a resolução de problemas, o pensamento crítico, a definição de metas e a tomada de decisões. O pensamento crítico é visto como necessário para ingressar no mercado de trabalho e para o cidadão ser autossuficiente.
  • Metacognição: Refere-se às habilidades de "pensar sobre o pensar" e são essenciais para o processo de aprendizagem. O "aprender a aprender" é uma competência chave para a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) e torna-se ainda mais crucial diante da globalização e dos avanços da IA.
  • Adaptabilidade e Competência Digital: Para permanecerem competitivos, os trabalhadores precisam adquirir novas habilidades continuamente, o que exige flexibilidade e uma atitude positiva em relação à aprendizagem contínua. Embora as habilidades digitais se tornem rapidamente obsoletas, as chamadas "habilidades de fusão" — a combinação de habilidades criativas, empreendedoras e técnicas — serão cruciais para a adaptação às mudanças tecnológicas.
  • Lidar com a Incerteza: Espera-se que os humanos sejam mais capazes de lidar com a incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade do que a IA, que muitas vezes apresenta "falhas" se os objetivos ou o contexto da tarefa se tornarem ambíguos.

2. Habilidades Sociais e Emocionais

Estas habilidades incluem empatia, autoeficácia, responsabilidade e colaboração, além de autoconsciência e respeito pelos outros.

  • Essencialidade na Diversidade: As habilidades sociais e emocionais estão se tornando essenciais à medida que as salas de aula e os locais de trabalho se tornam mais diversos etnicamente, culturalmente e linguisticamente.
  • Sucesso Acadêmico e Profissional: O sucesso escolar depende de habilidades como perseverança, responsabilidade e estabilidade emocional. No mercado de trabalho, estudos recentes demonstram que as habilidades sociais e emocionais podem ser igualmente – e em alguns casos, até mais – importantes do que as habilidades cognitivas na determinação do emprego futuro, além de afetarem diretamente o status ocupacional e a renda.
  • Interações Complexas: Assim como a criatividade, a IA é improvável que substitua trabalhadores cujos empregos exigem interações sociais complexas, como persuasão e negociação.

3. Habilidades Físicas e Práticas

Estas habilidades estão associadas tanto a tarefas manuais diárias (como vestir-se ou preparar alimentos) quanto ao uso de ferramentas físicas, operações e funções.

  • Artes e Cognição: O envolvimento com música e artes desenvolve a capacidade cognitiva das crianças, muitas vezes em formas não identificadas em outras atividades. O domínio das artes requer processos cognitivos e metacognitivos, e ajuda os alunos a desenvolverem inteligência empática, que melhora o envolvimento emocional e a persistência.
  • Saúde e Bem-Estar: As habilidades físicas e práticas são cruciais para o funcionamento geral e o bem-estar dos alunos. A pesquisa mostra que o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais na idade pré-escolar prevê a eficiência cognitiva e o desempenho acadêmico.

Em resumo, o documento destaca que, devido à globalização e à IA, o futuro exigirá indivíduos adaptáveis, com forte capacidade de "aprender a aprender", e que possuam uma fusão de habilidades criativas, sociais, emocionais e cognitivas para navegar em um mundo de incerteza crescente.

Referência

OECD. Skills for 2030. Paris: OECD, 2019. (OECD Future of Education and Skills 2030 – Concept Note). Disponível em: <https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/about/projects/edu/education-2040/concept-notes/Skills_for_2030_concept_note.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2025.

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