segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?

Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro? Uma resposta simples e direta a essa pergunta é: não sabemos! O mais provável é que não. Na verdade, a Bíblia não indica exatamente quando Jesus nasceu (nem o dia ou mês ou mesmo o ano). Um outro "detalhe" é que o calendário que adotamos atualmente no mundo ocidental é uma "invenção" bem posterior* ao nascimento de Jesus, o que complica o cálculo (se fosse possível) da data de seu nascimento.

A seleção do dia 25 de dezembro para celebrar o Natal tem sido associada a uma combinação de fatores históricos e culturais. Uma influência significativa foi a adaptação de festividades pagãs relacionadas ao solstício de inverno por parte da Igreja Cristã primitiva. O solstício de inverno ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisfério norte, e a celebração do Natal durante esse período coincidiu com práticas de festividades pagãs que já estavam estabelecidas.

Clemente de Alexandria (Atenas (?), c. 150 - Palestina, 215, escritor, teólogo e apologista cristão grego) informa que diferentes teólogos e filósofos da época acreditavam que Jesus teria nascido em datas como: 20 de maio, 21 de março, 15 de abril, 21 de abril etc. Alguns historiadores falam que o dia 25 de dezembro começou a ser especulado por meio de escritos de Sextus Julius Africanus, historiador romano do século III, que supostamente teorizou essa data como o dia do nascimento de Jesus.

Além disso, o imperador romano Constantino, no início do século IV, adotou o Cristianismo como a religião oficial do Império Romano. Ele procurou unificar as tradições religiosas e culturais do império, e a escolha da data do Natal pode ter sido influenciada por considerações políticas e sociais.

Portanto, embora o Natal seja celebrado em 25 de dezembro como o aniversário de Jesus Cristo, a data não é baseada em evidências históricas diretas do momento exato de seu nascimento. Os especialistas reconhecem a incerteza em torno da data específica e destacam que a escolha de dezembro pode ter sido moldada por uma variedade de fatores culturais e históricos.

-------------------------------

* No dia 24 de fevereiro de 1582, o Papa Gregório XIII decretou uma mudança na contagem do tempo. A alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas”. O documento criou o Calendário Gregoriano, para ajustar o ano civil ao ano solar, período que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol. A reforma substituiu o Calendário Juliano, que estava defasado em quase uma semana. A mudança estabeleceu uma duração mais exata para o calendário e uma base de cálculo para as festas móveis cristãs, como a Páscoa. O Calendário Gregoriano começou a valer em outubro daquele mesmo ano. Para que o ajuste fosse feito, dez dias do mês deixaram de existir: o dia quatro pulou direto para o dia 15. O novo calendário oficial foi adotado primeiro em Portugal, Espanha e Itália, até ser seguido pela maior parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário