segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Existe uma idade para se fazer (ou concluir) um doutorado?


O matemático e pioneiro da cibernética Norbert Wiener (Columbia (Missouri), 26 de novembro de 1894 - Estocolmo, 18 de março de 1964) graduou-se em matemática aos 14 anos e recebeu o doutorado em lógica aos 18 anos de idade. Depois foi estudar com David Hilbert em Göttingen, na Alemanha, é um exemplo de talento precoce. O brasileiro Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira (Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 1973) é um matemático brasileiro conhecido por seus trabalhos em sistemas dinâmicos, teoria ergódica, teoria dos números e combinatória. Moreira é atualmente um pesquisador no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Carlos Moreira obteve um doutorado no IMPA sob a orientação de Jacob Palis em 1993, aos 20 anos de idade. Esses são dois exemplos de gênios precoces que conseguiram mostrar todo o talento acadêmico ainda adolescentes e concluíram o doutorado em uma idade em que muitos estão apenas começando a vida acadêmica.

Já a chilena Hilda Angélica Iturriaga Jímenez, professora emérita na UFMG, defendeu recentemente o doutorado aos 85 anos. A Yalorixá Iyagunã Dalzira Maria Aparecida defendeu, aos 81 anos, sua tese de doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esses são dois exemplos de defesas tardias do doutorado. Entre as defesas mais precoces e as mais tardias existe um lapso de tempo de mais de 60 anos.

Então, a resposta à pergunta do título é simples: não existe uma idade para você conseguir defender o doutorado ou concluir seus estudos. Cada pessoa tem sua própria trajetória pessoal e acadêmica. Se você está se achando "velho" para estudar, pense um pouco mais, veja o exemplo de outras pessoas. Se você tiver saúde física e mental, não esqueça seus sonhos ou enterre seu talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário