sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Antes de votar: um breve 'checklist'.

Figura/arte: adaptado daqui.

Nas eleições municipais temos a oportunidade de tentar mudar o que está aí ou, se estiver bom e funcionando, tentar manter as coisas mais ou menos como estão. De qualquer forma, antes de votar é bom ver se o candidato em quem você está pensando em votar realmente merece o seu voto. Para isso, adaptamos um pequeno 'checklist' do professor Leandro Karnal. Confira:

  1. Seu/sua candidato/a tem um projeto de vida autônomo? Pode ser um grande empresário ou um organizador de grupos de catadores de papel; pode ser cortadora de cana ou professora: ele ou ela existem antes da disputa?
  2. Sendo de esquerda, direita ou de centro: tem solidariedade com as pessoas? Seu/sua candidato/a tem empatia com o povo? Pensa nos problemas das pessoas, quer ser parte da solução?
  3. Em itens fundamentais (como a luta contra o racismo ou o combate à violência sobre as mulheres) já se manifestou claramente, sem enrolação? Muito antes das eleições, ele ou ela já diziam que estas coisas são inaceitáveis?
  4. A pessoa pode ser culta ou pouco estudada, mas deve ter a educação dos jovens como prioridade. Educação vai do incentivo à leitura, melhores salários para os professores, a evitar que se roube merenda escolar.
  5. Um item a ponderar: existem processos julgados de corrupção contra ela ou ele? Não vote em um candidato 'ficha-suja', ainda existem muitos candidatos honestos por aí. 
  6. Não acredite em propostas 'mirabolantes', poucas propostas, mas sólidas e pautadas na realidade da sua cidade, são bem melhores.
  7. E, claro, as coisas que não podemos esquecer no dia da votação: levar um caneta, máscara (uso obrigatório), documento de identidade com foto e o título de eleitor.
Lembre-se: na prática não existe diferença entre voto branco e voto nulo. Com esses votos são descartados na apuração, eles não têm o poder de anular uma eleição. Isso porque o resultado só leva em conta os votos válidos (aqueles depositados em um candidato ou partido político).

É bom saber: quais as funções de um vereador? O vereador produz leis de abrangência municipal e fiscaliza as ações do Executivo, ou seja, do prefeito. Um vereador atua como representante do cidadão. Ele é o intermediário entre a população da cidade e o Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário