sábado, 24 de outubro de 2020

A psicologia cognitiva do xadrez (tradução)


Tradução do artigo "The Cognitive Psychology of Chess" de "billwall" e disponível no link https://www.chess.com/article/view/the-cognitive-psychology-of-chess.

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O Dr. Fernand Gobet (ver aqui) é professor de Psicologia Cognitiva e Mestre Internacional de xadrez. Ele é um ex-campeão suíço júnior e campeão suíço, e foi co-editor da Swiss Chess Review de 1981 a 1989. Ele escreveu sua tese de doutorado sobre as memórias de um jogador de xadrez. Ele escreveu muitos livros e artigos sobre xadrez e psicologia. Ele tem estudado muitos aspectos da psicologia do xadrez, como imagens mentais, reconhecimento de padrões e estudos e padrões de jogo de jogadores de xadrez.

Depois de estudar centenas de jogadores de xadrez, Gobet encontrou uma forte correlação entre o número de horas que os jogadores de xadrez dedicaram ao xadrez (prática deliberada) e sua classificação atual. Em um estudo com 104 jogadores (101 homens e 3 mulheres), incluindo 39 jogadores sem título sem qualquer classificação, 39 jogadores sem título com classificações, 13 masters FIDE (FM), 10 Masters Internacionais (IM) e 3 GMs, ele descobriu que o relatados jogadores não avaliados e média de 8.303 horas de dedicação ao xadrez; os jogadores classificados mas sem título relataram 11.715 horas; os FMs relataram 19.618 horas e os MIs relataram 27.929 horas (nenhuma informação sobre os GMs). Demorou uma média de 11.000 horas para chegar a 2.200. Um jogador precisou de cerca de 3.000 horas para chegar a 2.200, enquanto outro jogador gastou mais de 23.000 horas para atingir o mesmo nível.

O mestre médio (avaliado em 2.257) tinha 7,0 anos de prática séria. O especialista médio (2174) tinha 1,03 anos de prática séria. Os mestres aumentaram sua classificação em uma média de 7 pontos Elo por ano de prática séria, enquanto os especialistas aumentaram sua classificação apenas em uma média de 1 ponto Elo por ano de prática séria. Os especialistas aumentaram muito pouco seu nível de habilidade no xadrez com o tempo, enquanto os mestres continuaram aumentando o deles.

Na pesquisa de Gobet, 83% dos jogadores relataram jogar blitz, 80% tiveram um treinador em algum momento, 67% usaram bancos de dados (bancos de dados de jogos, mas não programas de jogo), 66% jogaram contra programas de xadrez; 56% acompanhavam jogos de xadrez sem usar tabuleiro, 23% jogavam jogos com os olhos vendados. Jogadores mais fortes eram mais propensos a ter um treinador, usar bancos de dados e jogar blitz.

Jogadores mais fortes também tendem a possuir mais livros de xadrez (e lê-los) do que jogadores mais fracos. Como atividade individual, a leitura de livros de xadrez foi o indicador mais importante da habilidade no xadrez. Para a atividade em grupo, o treinamento e os jogos de velocidade foram os preditores mais significativos da habilidade no xadrez, mas menos com a idade.

O Dr. Gobet também descobriu que a prática em grupo (incluindo jogos de torneio) era um melhor indicador de desempenho de alto nível do que a prática individual.

Foi demonstrado que jogadores não profissionais que começaram a jogar xadrez ainda jovens demonstram interesse e compromisso com o xadrez até o final da adolescência. É quando o tempo dedicado ao xadrez atinge o pico (cerca de 18 anos). Depois disso, os jogadores começam a trabalhar ou cursam a universidade e / ou se casam, o que reduz o tempo de jogo de xadrez. Em meados dos anos 30, quando as questões familiares e profissionais estão mais estáveis, os jogadores de xadrez não profissionais voltam ao jogo e jogam com mais frequência.

Gobet mostrou que havia uma indicação clara de que os primeiros três anos de prática séria de xadrez na infância são muito mais vantajosos do que os primeiros três anos de prática séria em idades posteriores. A maioria dos mestres levava o xadrez a sério entre os 10 e os 12 anos. A maioria dos especialistas começava a pensar no xadrez por volta dos 14 anos.

Um papel importante na habilidade de xadrez é o reconhecimento de padrões (vs. a habilidade de pesquisar no espaço do problema). Através de anos de prática e estudo, os mestres aprenderam várias centenas de milhares de padrões perceptuais de xadrez (chamados de chunking). Quando um desses padrões é reconhecido em uma posição específica, o mestre tem acesso rápido a informações como movimentos potenciais ou sequências de movimentos, táticas e estratégias. Isso explica a descoberta automática e intuitiva de bons movimentos por um mestre, bem como a memória extraordinária para posições de xadrez semelhantes a jogos.

As funções de pesquisa em um tabuleiro de xadrez, incluindo o número de lances candidatos visitados e a profundidade da pesquisa, podem não diferir entre mestres e amadores, de acordo com De Groot (1946, 1978). Suas descobertas foram que os grandes mestres não buscam mais de forma confiável do que os amadores. No entanto, outros estudos (Holding 1989) mostram que jogadores fortes realmente procuram mais profundamente do que jogadores mais fracos. Holding argumentou que o experimento de De Groot não era bom o suficiente para detectar diferenças existentes entre grandes mestres e amadores.

Em 1990, Saariluoma estudou a função de pesquisa dos melhores jogadores e sugeriu que os Mestres e Grandes Mestres Internacionais às vezes pesquisam menos do que os jogadores de xadrez mestres. Em posições táticas, ele descobriu que mestres com uma classificação de 2200 Elo olhavam para 52 nós e na maior profundidade de 5,1 movimentos. Em comparação, o IM e o GM pesquisaram, em média, 23 nós com uma profundidade média de 3,6 movimentos.

Dados do xadrez de velocidade e xadrez simultâneo mostram que as limitações no tempo de pensamento não prejudicam o desempenho do mestre de xadrez. Os mestres do xadrez parecem ser mais seletivos em seus movimentos e direcionam sua atenção rapidamente para bons movimentos. Os grandes mestres não olham para muitas continuações do jogo antes de escolher um movimento. Parece que o chunking, o reconhecimento de padrões de xadrez conhecidos, desempenha um papel fundamental na habilidade de um mestre de jogar com rapidez e precisão.

Então, jogadores fortes confiam mais na análise de várias alternativas ou no reconhecimento de padrões familiares de xadrez na situação? Os jogadores de xadrez colocam mais ênfase em suas habilidades analíticas ou na construção de uma grande base de conhecimento em suas cabeças? Talvez seja uma combinação de habilidades de pesquisa e reconhecimento de padrões.

Em 1986, Gobet tentou replicar a experiência de De Groot de 1946 do Grande Mestre contra o exame amador das posições no xadrez. Gobet foi capaz de testar quatro MIs, oito mestres e um total de 48 enxadristas suíços em uma série de questionários de xadrez em que o objetivo era encontrar a melhor jogada para as brancas, sem mover as peças, com tempo de raciocínio limitado a 30 minutos

Tanto o reconhecimento de padrões quanto os modelos de busca preveem que jogadores fortes escolhem movimentos melhores, que selecionam movimentos mais rápido e que geram mais nós em um minuto. Gobet mostrou que a primeira previsão foi cumprida, mas a segunda e a terceira foram suportadas apenas de forma fraca. Os modelos de pesquisa preveem que jogadores fortes pesquisam mais nós e pesquisam mais profundamente. A primeira previsão não foi cumprida, mas a segunda foi em que a diferença está na profundidade média de pesquisa, não na profundidade máxima de pesquisa. Finalmente, os modelos de reconhecimento de padrões prevêem que jogadores fortes mencionam menos movimentos básicos, reinvestigam com mais frequência o mesmo movimento e saltam com menos frequência entre movimentos diferentes. Todas essas previsões foram atendidas.

Gobet mostrou que outro possível preditor da habilidade no xadrez pode ser a idade inicial. A idade média em que os jogadores de cada grupo começaram a jogar seriamente foi a seguinte: jogadores não avaliados - 18,6 anos; jogadores avaliados - 14,2 anos; FMs - 11,6 anos; MIs - 10,3 anos; GMs (pequena amostra) - 11,3 anos. Quase todos os jogadores com títulos começaram a jogar seriamente antes dos 12 anos.

Tornar-se um mestre requer atividades de treinamento que vão além do tipo de atividades repetitivas e informadas por feedback, tipicamente enfatizadas nos dias anteriores. A teoria do xadrez e a tecnologia dos computadores mudaram a maneira como os jogadores de xadrez se preparam para seus jogos. Os mestres tentam memorizar variações de abertura com o auxílio de bancos de dados de xadrez, investigam posições de abertura para encontrar novidades para surpreender seus oponentes e jogam torneios ou jogos de treinamento contra outros jogadores, ou na Internet, ou contra programas de computador de xadrez fortes.

O Dr. Gobet também investigou as personalidades dos jogadores de xadrez. Estudos descobriram que jogadores de xadrez adultos são mais introvertidos e intuitivos do que a população em geral. No entanto, são as crianças mais enérgicas e extrovertidas que têm maior probabilidade de jogar xadrez. Essas crianças são, em geral, mais propensas a experimentar atividades como xadrez do que seus colegas menos extrovertidos. Os jogadores infantis que eram mais fortes no xadrez do que seus colegas eram mais curiosos, tinham interesses intelectuais e culturais mais amplos e eram mais realizados na escola do que os jogadores mais fracos.

Além disso, os jogadores mais fortes também tendem a ser mais intuitivos do que os mais fracos. Os jogadores de xadrez também pontuaram mais alto do que os não jogadores nas medidas de ordem e pensamento não convencional.

Outra consideração no pensamento do xadrez é o efeito do envelhecimento entre os jogadores de xadrez. Estudos mostraram que em tarefas de memória em que as posições são apresentadas brevemente, para o mesmo nível de habilidade, jogadores mais jovens se lembram das posições de xadrez melhor do que jogadores mais velhos. Apesar de produzirem um desempenho pior do que os jogadores mais jovens do mesmo nível de habilidade em tarefas de memória, os jogadores mais velhos tiveram um desempenho igualmente bom em tarefas de resolução de problemas em que tiveram que escolher o melhor movimento e também foram mais rápidos na escolha de seu movimento.

Em 1894, Alfred Binet realizou o primeiro estudo sobre as habilidades mentais dos mestres do xadrez. Em 1903, ele foi o primeiro psicólogo a desenvolver um teste de inteligência. Ele criou os testes de Quotente de Inteligência (QI), em que o escore de inteligência era o quociente da idade mental para a idade física.

Em 1927, três psicólogos russos (Djakow, Petrowski e Rudik) estudaram oito dos melhores grandes mestres da época. Os jogadores incluíram Emanuel Lasker, Richard Reti, Savielly Tartakower, Carlos Torre, Peter Romanovsky, Ernst Gurenfeld e Rudolf Spielmann. Eles não encontraram nenhuma diferença com uma amostra de controle sobre inteligência geral ou memória visuoespacial, com exceção de tarefas de memória em que o material a ser lembrado estava intimamente relacionado ao xadrez.

Após um século de investigação, nenhum estudo com jogadores de xadrez adultos conseguiu estabelecer uma ligação entre habilidade e inteligência no xadrez. O intelecto tinha pouco poder de previsão entre os jogadores de xadrez fortes.

2 comentários:

  1. Bom post, mestre! Ver partidas comentadas e jogar blitz com seu repertório e analisar em seguida foi o que trouxe melhores resultados para mim.

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