sexta-feira, 19 de junho de 2020

Mestrado concluído! Como conseguir?

Foto da Brodie Vissers do Burst
Concluir um mestrado não é a coisa mais fácil do mundo. Também não é um bicho de sete cabeças (talvez tenha só umas três ou quatro). O fato é que nem todos que começam um mestrado conseguem concluí-lo. Em algumas áreas a taxa de sucesso talvez seja de uns 50% outras podem chegar perto de 90% (não tenho esses dados exatos). Para alguns poucos, o mestrado é relativamente tranquilo, os resultados aparecem logo e a defesa acontece até mesmo antes do prazo de 24 meses. Para outros o mestrado é um tormento que se prolonga por mais 30 meses com iminência de um desligamento e da sua não conclusão. Conseguir manter o foco, superar as muitas dificuldades que surgem (acadêmicas ou pessoais), problemas de saúde, etc, fazem do mestrado uma verdadeira corrida com obstáculos.

O depoimento de um dos meus ex-orientandos (Saulo Freitas, concluiu recentemente o ProfEPT):

Esses quase 2 anos de pós-graduação stricto sensu, foram bastante desafiadores para mim. Primeiramente tinha acabado de sair da graduação, nunca tinha passado por uma orientação de trabalho acadêmico e de repente tendo que encarar a escrita de uma dissertação de mestrado. Além desse grande desafio existiu também a questão da distância, pois resido a mais de 340 km do IFCE campus Fortaleza, viajava as quintas-feiras à noite para amanhecer na capital e posteriormente assistir as aulas permanecendo o dia inteiro nas atividades acadêmicas. Retornava para a minha residência no último ônibus, o das 22h. 

Outro grande desafio foi conseguir o meu afastamento parcial de 12 horas semanais para poder me dedicar aos estudos já que tinha que trabalhar 40 horas semanais, consegui o afastamento depois de mais de 7 meses de aula. Prosseguindo nas batalhas teve a submissão do meu projeto de pesquisa ao Comité de Ética do IFCE que somente na 3 submissão obtive o parecer. A pesquisa, a escrita, a defesa da dissertação, foram grandes desafios enfrentados. Tive a sorte de ter um bom orientador e construir amizades sólidas no percurso da pós-graduação. E por final, se em algum momento pensei em desistir: sim algumas vezes, mas o peso da responsabilidade falou mais alto. Inúmeros desafios eu passei, mas no final o meu DEUS me fortaleceu! 

“Até aqui nos ajudou o Senhor” I Samuel 7:12 

Um segundo depoimento (Pedro Bruno, com a defesa quase concluída):

Talvez seja um pouco clichê, porém sinto a necessidade de salientar que os vinte e dois meses no mestrado foram de muito aprendizado e de evolução tanto acadêmica como pessoal. É impossível não mencionar as angústias que permearam essa difícil e enriquecedora jornada acadêmica. Em primeiro lugar, destaco a dificuldade em conciliar uma jornada de trabalho de quarenta horas semanais e as atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu. Também é imprescindível frisar que a pressão em realizar uma pesquisa que apresentasse resultados relevantes foi um fantasma que assombrou diariamente a minha vida de mestrando.

Contudo, todas essas angustias foram suavizadas pelo apoio irrestrito e incondicional da minha esposa e pelo companheirismo dos meus colegas e das minhas colegas de turma. Também tive um orientador que sempre esteve presente para me aconselhar e tranquilizar. Além disso, nos momentos mais sombrios de incerteza e aflição, o meu Deus sempre me consolou e nunca meu deixou esmorecer.

Para os futuros(as) mestrandos(as) sugiro: sempre cumprir todos os prazos estabelecidos, cultivar um bom relacionamento com os colegas de turma e com o corpo docente, assim como seguir todos os conselhos e dicas do seu orientador.

Por fim, se você me perguntar: tudo isso valeu mesmo a pena? Só posso responder com os versos imortalizados pelo grande poeta português Fernando Pessoa: Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena.

Um depoimento bem especial da Lia Leite Santos (concluiu o mestrado na UFC, literatura):

A experiência do mestrado foi duplamente desafiadora por transcorrer entre a gravidez e o primeiro ano de vida de minha filha, Aurora. Muitas mulheres passam pela mesma situação e se perguntam como conseguir concluir uma pesquisa de pós-graduação em um momento tão delicado. A minha dica é: calma, confiança e planejamento. Criar metas e objetivos de pesquisa divididos em semestre, meses, semanas e dias. Manter uma rotina constante de estudos, pois a disciplina contribui para uma ação com menos esforço. Se você lê e escreve todos os dias, mesmo que boa parte dos rascunhos parem na lata do lixo, ou melhor, sejam “deletados”, será bem mais fácil do que se forçar a escrever uma dissertação, de uma hora para outra, se você não se habituou a isso.

A organização cotidiana também é imprescindível. Mães têm cada minuto do dia solicitado pelo bebê então, caso você tenha uma rede de apoio, será de enorme valor dividir os cuidados com outras pessoas para poder realizar a sua pesquisa. Do contrário, a regra que segundo os pediatras é “bebê dorme, você dorme” será substituída por “bebê dorme, você estuda” – que foi o meu caso. É muito difícil, mas não é impossível. Será cansativo, mas valerá a pena! Quando concluir saberá que há muito mais força em seu interior do que imaginava.

Cumpri a licença maternidade, mas não pedi prorrogação do prazo. Tudo correu melhor do que esperava, e por fim dedico essa vitória a minha filha, a grande motivadora, e meu marido, o maior incentivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário