quinta-feira, 4 de junho de 2020

Dica de leitura: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach


A história contata em "Tio Petros e a Conjectura de Goldbach" é, pelo menos para mim, fascinante. O tio Petros é um matemático genial que luta arduamente para decifrar um enigma matemático fácil de entender, mas tremendamente difícil de resolver.

Na wikipedia lemos o seguinte sobre a Conjectura de Goldbach:

A conjetura de Goldbach, proposta pelo matemático prussiano Christian Goldbach, é um dos problemas mais antigos não resolvidos da matemática, mais precisamente da teoria dos números. Ela diz que todo número par maior que 2 pode ser representado pela soma de dois números primos.
Por exemplo: 4 = 2 + 2; 6 = 3 + 3; 8 = 5 + 3; 10 = 3 + 7 = 5 + 5; 12 = 5 + 7; etc.
Verificações por computador já confirmaram a conjetura de Goldbach para muitos números. No entanto, a efetiva demonstração matemática ainda não ocorreu. O melhor resultado até agora foi dado por Olivier Ramaré em 1995: todo número par é a soma de no máximo 6 números primos.

O livro conta também um pouco da história da matemática e de como devemos ter cuidado na escolha de nossos desafios.

Um breve resumo:

Um jovem descobre que seu tio, um tipo estranho e visto pela família como um perdedor, fora no passado um brilhante matemático, que dedicara sua vida ao estudo de um problema insolúvel: a Conjectura de Goldbach. A curiosidade o leva a questionar o tio sobre a verdadeira história de sua vida, de cuja narrativa se tece este belo e apaixonado romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário