sábado, 9 de fevereiro de 2019

O poder das escolhas.

Autor da imagem: Allen Garns.

Em sociedades mais tradicionais, uma parcela da cultura é transferida dos avós para os netos. Dessa forma, os valores tradicionais daquela cultura são mais bem preservados, entre eles, o respeito aos mais velhos e a sua sabedoria. A história a seguir tem um pouco disso e um aviso e advertência que vale para todos nós.

Um velho índio cherokee contou a seguinte história a um de seus netos: “Dentro de mim há uma luta sendo travada. É uma luta terrível, e é entre dois lobos. Um deles é mau: é a raiva, a inveja, a tristeza, o arrependimento, a ganância, a arrogância, a autocomiseração, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, o orgulho, a superioridade e o ego”.

Fez um breve pausa, o que aumentou a atenção e a curiosidade de seu pequeno aprendiz.

Prosseguiu: “O outro lobo é bom: é a alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a humildade, a bondade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé. A mesma luta está acontecendo dentro de você e de todos nós”. Fez mais uma pausa, deixando o neto com uma expressão de enigma. O neto pensou por alguns instantes e em seguida perguntou ao avô: “Qual lobo vai ganhar?”

O velho cherokee simplesmente respondeu: “O que você alimentar”.

*** Fonte original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário