sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Dica de leitura: em tempos de loucura "O Alienista" do Machado de Assis

Figura: fonte original aqui.
Li "O Alienista" quando era muito jovem. A primeira dificuldade foi com o título da obra: o que é mesmo "alienista"?! Antes que você tenha que procurar um dicionário ou consultar um filólogo de plantão eu adianto aqui: "alienista é o médico especialista em doenças mentais". Para aprender novas palavras, ler Machado de Assis é sempre uma boa opção, mas isso é outro assunto. Voltando ao "O Alienista" é um livro "leve", com um humor levemente ácido, divertido (um tanto triste no final) e curtinho, conseguimos ler em poucas horas.

O principal personagem dessa história é Dr. Simão Bacamarte. Podemos ter uma noção da personalidade desse personagem logo no início do livro:

As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia.

— A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.

Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras, e demonstrando os teoremas com cataplasmas.

*** Toda as obras de Machado de Assis já estão disponíveis no "domínio público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário