segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Dia dos professores: uma breve reflexão.

"Mosaico" de imagens que recebi hoje sobre o dia dos professores.
Nossa sociedade é altamente complexa, temos uma vasta rede de interdependências para que essa complexidade toda funcione. Um especialista de uma área, seja ele um químico analítico, um mestre de obra, um operador do mercado financeiro ou um professor de topologia, tem conhecimentos não compartilhados por outros. Esse conhecimento, em grande parte, foi aprendido com a ajuda imprescindível de professores.

O ensino formal consome uma parcela importante do tempo dos jovens e adultos e não teria como ser diferente. Do ensino fundamental, das primeiras letras ao conhecimento avançado de física ou dos pensadores do direito romano, muitos professores são responsáveis por alicerçarem essa trajetória. Quanto mais tempo de estudo e educação formal, menor a probabilidade de se envolver problemas policiais, maior o salário e o crescimento pessoal e profissional.

Já está muito claro que nenhuma sociedade pode se desenvolver sem uma boa base educacional. Acho que só nossos políticos (especialmente os brucutus da vida) que ainda não aprenderam a valorizar o ensino e os professores. Aplicar dinheiro na educação não é um gasto, é um investimento de médio prazo com retorno garantido. Temos que cobrar isso de nossos políticos, temos muito o que evoluir como sociedade nesse quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário