terça-feira, 23 de outubro de 2018

Frases sobre política e um pensamento.



Por um bom tempo eu pensei em me manter completamente afastado da política por considerar que era uma coisa muito cheia de traições e falsas intenções. Continuo tendo essa mesma percepção, especialmente com a política praticada aqui no Brasil. Porém, não podemos ficar completamente alheios ao que acontece no meio político, pois nossa vida e nossas opções são reguladas pela política. Vivemos em sociedade, uma sociedade complexa, plural e cheia de desafios. Não podemos ficar indiferentes aos debates (ou a falta deles). Como disse Max Weber "Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte".

Palavras de ordem e anedotas não resolvem os muitos problemas que precisamos enfrentar como sociedade organizada. Os interesses coletivos devem se sobrepor aos interesses de pequenos grupos. Hoje estamos cercados de "fake news" por todos os lados, temos que pensar com nossos próprios neurônios e tentar separar o que verdade do que é mentira. Não é fácil, mas acreditar em tudo que publicam por aí e (o pior) ajudar a espalhar é burrice ou má fé. As eleições deste ano estão sendo um teste bem duro para nossa democracia. Espero que o vencedor da corrida presidencial supere positivamente as nossas expectativas.

O pensador grego Aristóteles afirmou: "O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade". O seu candidato estimula essa amizade entre os cidadãos? As pessoas são diferentes, devemos aprender a conviver pacificamente com essas diferenças. Não é porque uma pessoa usa tatuagens que ela é melhor ou pior do que eu que não uso tatuagens. Uma pessoa é religiosa e acredita em padrões morais diferentes de outra que se declara ateia, as duas precisam ser respeitadas e ouvidas como cidadãs.

Antes de votar nesse ou naquele candidato pondere. Não considere que seu voto já está decidido. Veja se a postura do seu escolhido é de fato coerente. Analise o seu candidato o que ele fez ou deixou de fazer no passado político. Eu sei que é quase impossível esperar uma perfeita coerência entre a vida e os atos de um político com o que ele prega nas vésperas da eleição. Por isso mesmo temos que ficar atentos às falas e ações de nosso (possível) candidato. Devemos analisar suas propostas. Temos que ver se o que ele propõem faz sentido e será bom para o Brasil. Pense na frase atribuída Albert Einstein: "O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado".

Nota: grande parte desses pensamentos (frases) foram tirados daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário