sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Política: votar contra a EC-95 e "pensamento" de Geraldo Alckmin em relação à Universidade




Estou cada vez menos esperançoso com a política no Brasil, mas não podemos ficar completamente inertes. Uma das fontes de inovação e pesquisa mais importantes são os cursos de Pós-Graduação das Universidades brasileiras. Fazer pesquisa no cenário nacional não é trivial, é um desafio a ser vencido todos os dias. Sem bolsas para alunos fica ainda mais complicado manter um curso de mestrado ou doutorado funcionando. Com o congelamento dos gastos públicos, a expectativa é que as bolsas da Capes sejam cortadas no próximo ano. Isso seria um crime contra a nação e contra a pesquisa no Brasil. Por isso, votamos a favor da revogação da EC-95 - link aqui!

A EC-95 congelou por 20 anos os investimentos públicos em áreas como Saúde, Segurança, Educação. Os efeitos já estão sendo sentidos pela população, sobretudo a mais pobre. Muitos parlamentares que votaram sim já se arrependem. Urge a revogação da EC-95 para que o Brasil volte a respeitar seu povo.

A população não fica congelada por 20 anos! Os investimentos públicos precisam acompanhar o crescimento da demanda. Com dois anos de vigência da EC-95, os índices sociais e econômicos já refletem o impacto do congelamento. Faltam médicos, remédios, a criminalidade aumentou (em especial contra a mulher), há crianças sem vaga na escola e despencou o investimento em ciência e pesquisas.


Já o candidato Geraldo Alckmin quer que a pós-graduação seja paga. Esse é o primeiro passo proposto por ele para que todo o ensino público seja pago. Mesmo que o sistema universitário precise de ajustes ou que seja mais eficiente na gestão dos recursos, o primeiro impacto de uma pós-graduação paga seria literalmente fechar os cursos de mestrados públicos existentes. Seria um grande tiro no pé da pesquisa brasileira. Diga não a esse senhor com o seu voto. Ver notícia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário