segunda-feira, 16 de julho de 2018

A Seta do Tempo.



Você já ouviu falar de "seta do tempo" e de "entropia"? A seta do tempo é um termo da Física e pode ser entendida pelo transcorrer do tempo, que é sempre unidirecional e irreversível, indo do passado em direção ao futuro – e nunca em sentido contrário. Já a entropia tem a ver com a crescente desorganização do Universo, que nasceu simples, num ponto infinitamente pequeno, quente e denso, e começou a se expandir e se desorganizar a partir do Big Bang, formando nuvens de gás, galáxias, estrelas, planetas e, eventualmente, vida, num caminho sem volta. As propriedades da seta do tempo e do aumento da entropia já foram testadas e confirmadas pelos físicos em diversos ambientes e situações.

Trazendo esses conceitos para o dia a dia das pessoas, eles podem ser entendidos de forma bem simples: nascemos, crescemos, ficamos adultos, chegam os problemas de saúde junto com a velhice e, com um pouco de sorte, temos uma morte natural. O nosso corpo continua seguindo as leis da física e vai se "desconstruindo" - aumentando sempre sua entropia. Acredito que é fisicamente impossível que as coisas ocorram de forma diversa.

Aplicando isso tudo para nossas vidas: não devemos perder tempo com bobagens, inflando o ego desnecessariamente, magoando quem nos ama, deixando os amigos de lado, não perdoando quem nos fez algum mal, deixando o trabalho sério de lado para gastar o tempo com futilidades. Não temos tempo para perder com o que não é importante, a seta do tempo não muda de sentido. Sejamos mais positivos e amigos de nossos companheiros de jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário