quarta-feira, 6 de junho de 2018

Dica de leitura: Conversas com um jovem professor (livro)


Ser um bom professor ou pelo menos um que seja razoável em sala de aula não é uma tarefa fácil ou que se consiga aprender em poucos meses. Os meus primeiros alunos (da "antiga" Escola Técnica, hoje IFCE) sentiram isso na pele. Não é questão "apenas" de dominar o conteúdo a ser ensinado. Isso é essencial, mas muitas outras coisas também são importantes.

No livro "Conversas com um jovem professor" de Leandro Karnal (com a colaboração de Rose Karnal), o autor relata casos e experiências que aconteceram ao longos de 30 anos de magistério de modo coloquial e direto. Não existem muitas elucubrações pedagógicas ou discussões sobre as teses desse ou daquele educador, mas a vivência de quem passou por várias escolas, faculdades e acumulou uma boa bagagem nesse campo. Recomendo a leitura para todos os professores, jovens ou não tão jovens, que querem melhorar em sala de aula.

Uma descrição do livro (fonte aqui):

O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas 'conversas' o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares. Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.



Leandro Karnal: possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é RDIDP da Universidade Estadual de Campinas, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de História (Impresso) e Membro de corpo editorial da Revista Poder e Cultura. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Catequese, Representação, Conquista Espiritual. Livros publicados recentemente:

  • Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia. 1. ed. Rio de Janeiro: Leya Casa da Palavra, 2017. v. 1. 336p . 
  • CRER OU NÃO CRER. 1. ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil Ltda., 2017. v. 1. 192p . 
  • SANTOS FORTES: Raizes do Sagrado no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda, 2017. v. 1. 216p . 
  • PECAR E PERDOAR. 2. ed. Rio de Janeiro: Happer Collins BR, 2017. v. 1. 208p . 
  • DIÁLOGO DE CULTURAS. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017. 192p .

Lattes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário