sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Xadrez: não desista antes do tempo!

Não é possível vencer todos os jogos, mas alguns jogos perdidos podemos tentar salvar!

Você está jogando a sua partida de xadrez e, sem se aperceber que o último lance do seu oponente ameaça a sua dama, você faz algum movimento "natural", mas deixa a sua dama ameaçada no ponto de ser capturada. Puft! Lá-se vai a sua dama e você é forçado a captura uma peça menor. Depois disso, a sua primeira idéia é abandonar o jogo. Continuar um jogo com desvantagem tão grande é masoquismo. Não tem como manter as esperanças. Mas, fugindo de todo pensamento lógico, você decide continuar jogando!

O jogo segue, você tenta coordenar suas peças para atacar o rei inimigo, mesmo estando em grande desvantagem material. E, grande surpresa, a vitória improvável é alcançada ainda no meio jogo. Claro, se chegasse ao final seu destino estaria mortalmente selado.

Bom, isso não acontece sempre. Contudo, se o jogo é de 5 minutos, blitz, ou algo assim, e o seu oponente é um capivara igual a você (ou um tantinho pior), vale a pena arriscar. Afinal, o jogo só acaba de fato quando alguém leva cheque-mate! Você pode estar desperdiçando um ponto precioso se desistir antes do tempo. Faça ele mostrar que sabe jogar quando está materialmente superior. A pressão da vitória está do lado dele. 

Um exemplo didático:


[Event "Single Match"]-[Site "arena.chessdom.com"]-[Date "2015.02.13"]
White "Guest" x Black "francisco"
[Result "0-1"]
[TimeControl "300"]
[WhiteTime "205"]
[BlackTime "234"]

1 e4 e5  2 d4 exd4 3 Qxd4 Nc6
4 Qd1 Nf6 5 Nc3 Bb4  6 Nge2 ... [ver diagrama abaixo]

Após o lance branco (cavalo indo para e2) eu ganho um peão e fico um pouco melhor no jogo.
6 ... Nxe4 7 f3 Nxc3 8 Nxc3 Bxc3+
9 bxc3 Qf6 10 Bb2 d6 11 Rb1 b6
12 c4 ... [ver diagrama abaixo]

Após o simples c4 eu fiquei completamente cego e joguei ...
12 ... Bb7
13 Bxf6 gxf6 [ok, estou com uma dama a menos em jogo ...]
14 Qe2+ Ne7 15 Qe3 Kd7 16 Bd3 Rae8
17 O-O Nc6 18 Qf2 Ne5 19 Rfe1 Rhg8
20 Bxh7 Rg7 21 Bd3 Reg8 22 Bf1 Nxf3+
23 Kh1 Nxe1 24 Rxe1 Rh7 25 Bd3 Rh6
26 Rg1 Rgh8 27 h3 ... [ver diagrama abaixo]
Depois de h3 as brancas levam mate! Dama f4 salvaria o jogo das brancas.

27 ... Rxh3#  Checkmate: 0 - 1.

Já me aconteceu estar do "outro lado" e capturar uma dama inteira; o meu oponente desistiu do jogo logo após a lamentável (para ele) perda da peça. Erro dele. Se ele tivesse continuado eu, provavelmente, teria perdido no tempo! O meu relógio estava com uns 2 ou 3 minutos e ele tinha mais de 5 minutos e alguns recursos de defesa. Não teria como eu forçar um mate em poucos lances, mesmo com uma dama a mais no jogo.

Conclusão: a não ser que o cheque-mate seja completamente inevitável (ex: mate em um), lute até o último peão! Uma mera desvantagem material não é suficiente para forçar uma derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário