terça-feira, 18 de março de 2014

Do Jornal da Ciência: fraude ou erro?! computação evolutiva e vestígios do Big-Bang


Algumas notícias do Jornal da Ciência:

Uma pesquisadora japonesa (Haruko Obokata) pode ter cometido um grande erro científico e ter a sua carreira acadêmica seriamente prejudicada. Ela trabalha com células tronco e seu trabalho "revolucionário" (do tipo que pode até render um Nobel) publicado na Nature pode ter algumas falhas graves. E o pior: existem indícios de fraude. Notícia completa aqui.


Palestra gratuita no LNCC sobre Computação Evolutiva - Conceitos e Aplicações. Algoritmos da Computação Evolutiva se destacam pela capacidade de obtenção de soluções sem a necessidade de profundo conhecimento do problema em questão. Notícia completa aqui.

Há meio século, pesquisadores do mundo todo buscam, sem sucesso, provas de que esse fenômeno de 13,8 bilhões de anos realmente existiu. No dia 17 de março um grupo internacional anunciou o que muitos queriam ouvir: conseguiram detectar o rastro de luz invisível deixado no espaço logo após o início de tudo. Se confirmada, a descoberta prova a teoria cosmológica mais famosa e aceita no mundo. Notícia completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário