terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma ou duas idéias sobre "Carta de Recomendação"

Fonte e figura original aqui.

Recentemente (e não tão recentemente assim) passei pela experiência de escrever cartas de recomendação para ex-alunos meus, notei que eles poderiam estar um pouco mais atentos a alguns detalhes. Essa é a motivação dessa postagem. Então, vamos lá!

Uma carta de recomendação é, em geral, um dos documentos solicitados para o ingresso em curso de pós-graduação, é claro que podem existir vários outros destinos para esse tipo de carta. Na verdade, quase sempre são solicitadas duas quando o objetivo é um mestrado ou doutorado. Se você está pensando em continuar os estudos depois da graduação, tenha em mente que nem sempre é "fácil" conseguir uma, especialmente se você deixar para a última hora.

Algumas considerações que devem ser levadas em conta na hora de solicitar uma carta de recomendação: a quem você vai pedir, qual o modelo da carta, qual o prazo para entregar a carta, quem vai enviar o documento, etc. Uma dificuldade adicional pode surgir: nem todos gostam de escrever a tal carta. Por isso, se você precisa de duas cartas, pense em pelo menos três pessoas que podem lhe ajudar nesse item.

A quem pedir.

Solicite a carta a alguém que é "superior" a você: seu chefe no trabalho, um antigo professor que tenha pelo menos mestrado (se o objetivo for entrar em um mestrado) ou doutorado, o coordenador do curso. Não faz muito sentido pedir uma carta de recomendação a um colega ou a um subordinado. Lembre-se: a pessoa que vai escrever a carta deve lhe conhecer há pelo menos um ano, saber o seu nome e, pelo menos, ter uma noção de como foi o seu desempenho acadêmico. Uma carta de um ex-orientador de TCC ou iniciação científica tem mais peso que a de um ex-professor do primeiro semestre do seu curso. O mestrado ou doutorado dele deve ser na mesma área que você pretende cursar a sua pós-graduação. É importante que você tenha ou tenha tido um relacionamento profissional amistoso com a pessoa que vai escrever a carta.

Modelo da carta.

Em geral, existe um modelo pronto no programa de pós-graduação. As cartas de recomendações não são inteiramente "livres", mas apresentam um roteiro, algumas perguntas específicas sobre o seu desempenho acadêmico e sobre o seu caráter. Não se esqueça de preencher todos os campos que pedem os seus dados pessoais. Confira que você está com o modelo correto.

Prazo.

Escrever uma carta de recomendação pode exigir uma hora do tempo (precioso) do seu ex-professor ou atual chefe. Certifique-se que ele vai ter esse tempo, não peça uma carta para "ontem", se o prazo for bom, confira que ele lembrou de escrever antes do encerramento da fase de recebimento dos documentos.

Envio do documento.

A carta de recomendação é um documento sigiloso. Em princípio, você não vai saber o que está escrito na carta. Por isso, é solicitado que a carta seja enviada lacrada ao programa de pós-graduação pela pessoa que a escreveu. Tenha certeza que esse último ponto não foi esquecido. Uma alternativa: você pode combinar de pegar a carta (devidamente lacrada em um envelope) com o seu ex-professor e você mesmo entrega ao programa de pós-graduação. Todos ficam mais tranquilos com essa solução.

Um comentário: