quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Divulgando: “Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro”


Propósito do Seminário

O “Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro” visa divulgar o conhecimento sobre a importância fundamental de tais veículos para a pesquisa e a exploração do mar. Incorporou-se ao título a expressão “Mar Brasileiro”, relacionando-o ao nome da Instituição que o organiza – o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – como forma de destacar-se o enfoque predominante – o interesse nacional.
No momento em que o País se lança decisivamente ao mar na busca de petróleo em sua plataforma continental, mormente no pré-sal – cuja importância geopolítica e econômica não precisa ser realçada – e quando já tem início várias e promissoras atividades no fundo do mar visando a descoberta e a futura exploração dos recursos lá existentes, incluindo minerais de valor político-estratégico, como as crostas cobaltíferas, os sulfetos e os nódulos polimetálicos, é certo que a utilização de veículos submersíveis, tripulados ou não, capazes de efetuar tarefas impossíveis de serem realizadas por outros meios, adquirirá realce cada vez maior.

Sobre o seminário

O Seminário será desdobrado em quatro painéis. Três abordarão a importância da utilização e do desenvolvimento nacional de submersíveis, sob o enfoque de Órgãos Governamentais, de Empresas e da Universidade; o outro incluirá apresentações de algumas organizações estrangeiras com tradição no setor. Está prevista a abertura oficial do conclave pelo Comandante da Marinha. A programação oficial do evento será divulgada tão logo possível. No momento, aguarda-se a confirmação de alguns dos convites encaminhados.
A iniciativa é uma realização da Marinha do Brasil (Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Coppe, e da Femar. Conta com o apoio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), do Centro de Análise de Sistemas Navais (Casnav), e com o patrocínio da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A. (Amazul) e da Kongsberg Maritime AS. As participações já confirmadas até o momento (16 JAN) constam em local próprio do site.

 
Mais informações e inscrição: aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário